Em um ambiente de trabalho há cobranças relacionadas aos resultados e entregas de cada colaborador. Mesmo assim, em meio a tantas demandas, é comum se criar uma resistência aos afazeres e deixar tudo para última hora. Por isso, veja as dicas de como ser mais eficiente e evitar a procrastinação. 

A chave da produtividade é saber conciliar melhor o período disponível para realizar os afazeres profissionais e ainda dedicar-se ao lazer, sem aquela sensação de sobrecarga. Afinal, o descanso adequado também impacta na qualidade dos resultados.

Dicas

Segundo Mariza Baumbach, analista comportamental e especialista em carreiras, do Rio de Janeiro (RJ), algumas ações podem auxiliar. “O primeiro passo está em realmente identificar a necessidade de melhorar sua organização e parar de justificar seus maus hábitos com reforço positivo para você mesmo. A partir daí podemos estabelecer novos costumes, os quais devem ser reforçados e celebrados”, explica.

  • Autoconhecimento – É necessário ter em mente seus pontos de fraqueza e força. Ao ter estas questões mapeadas, torna-se mais fácil atacar uma por vez e resolver de maneira assertiva.
  • Planejar sua agenda – Saber quais são suas próximas atividades auxilia no melhor planejamento dos recursos a serem utilizados. Para isso, use e abuse da ferramenta mais adaptada ao seu estilo: agenda escrita, quadros, aplicativos no celular. 
  • Conhecer o seu desempenho durante o dia – Saber em qual momento do dia se é mais produtivo é fundamental para a melhor organização das atividades.
  • Cuidar da saúde – Uma pessoa com problemas físicos e emocionais não consegue ser produtiva. Então, garantir uma boa noite de sono, praticar exercícios físicos, ter uma alimentação equilibrada e balanceada e estabelecer momentos de quebra de rotina são ações fundamentais para deixar seu corpo, mente e espírito mais leves e capazes de lidar com o dia a dia.
  • Reavalie seus planejamentos e o seu desempenho – esteja pronto para um olhar criterioso e avaliador da forma como lida com as situações e não tenha medo de alterar se não estiver alcançando o resultado desejado.

Para Marina Vicenza, consultora de RH, a organização também é crucial para a pessoa não se dispersar. “Deixar tudo digital, sem papel e com mesa limpa é a preferência de alguns, mas também existe a escolha de fazer anotações físicas. O ideal é encontrar a forma mais condizente com o seu perfil, a fim de otimizar horas e processos”, explica.

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