Um bom currículo, repleto de cursos, pós-graduação, MBA e intercâmbios certamente agrega valor ao profissional. Contudo, essas qualificações não são mais suficientes no mercado de hoje. Cada vez mais, os recrutadores procuram competências relacionadas ao comportamento: as soft skills.

Por isso, segundo pesquisa realizada pela Febracis - Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico, mais de 48% das pessoas se interessam por cursos responsáveis por ajudar no autoconhecimento e na evolução. O levantamento é realizado trimestralmente e busca entender as motivações dos habitantes da região para procurar tais instruções.

Os pesquisadores notaram uma tendência em investir nas formações com foco em novas aspirações profissionais. A panorâmica do estudo demonstrou como os indivíduos estão conscientes quanto às variáveis particulares e sua interferência nos objetivos de carreira. 

Para Lilian Carmo, diretora da Febracis, aprimorar habilidades pessoais pede a interpretação das habilidades. “As aptidões técnicas, ou hard skills, podem ser assimiladas com o treino do dia a dia. Porém, as relativas à atitude demandam um desenvolvimento não cognitivo e esse fator tem elevado a procura por cursos para ajudar na análise do perfil comportamental”, explica.

Quais são elas?

Algumas das soft skills mais conhecidas são:

  • Senso de dono
  • Olhar estratégico
  • Perfil multitarefa
  • Visão analítica
  • Orientação por resultados

Essas capacidades estão sendo cada vez mais exigidas em todas as áreas do mundo corporativo. Dessa forma, é relevante incluí-las em seu planejamento de carreira para 2020”, explica Yarla Ávila, analista de gestão de talentos na Mirante Tecnologia, em Brasília (DF).

Aproveite para fazer os cursos gratuitos do Nube e ampliar seu desenvolvimento.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe