Uma das dúvidas cruciais tanto para quem busca a tão sonhada inserção no mercado de trabalho quanto para quem já atua há algum tempo é sobre como causar um primeiro impacto positivo em colegas e selecionadores. Muitas vezes, a insegurança toma conta e fica mais difícil saber se está agradando ou não. Por isso, veja algumas dicas de como evitar esse cenário e garantir cada vez mais sucesso em sua trajetória!  

É normal ficarmos nervosos quando estamos frente a uma situação tão importante como conseguir uma vaga de estágio, aprendizagem ou emprego.

Janaína Macedo finalizou o ensino médio ao final de 2019 em Ribeirão Preto e busca uma oportunidade como jovem aprendiz enquanto ainda não está na faculdade. Para ela, é um desafio entender como agradar alguém com quem ela nunca teve contato. “Quando faço uma entrevista sempre fico confusa se estou indo bem ou não”, comenta.

Pensando nisso, Madalena Feliciano, diretora da Outliers Careers, levantou algumas sugestões para ajudar você a se dar bem nos processos seletivos.

Conhecimento nunca é demais!

Prepare-se com antecedência: a primeira coisa a se fazer é estruturar bem seu currículo com todos os dados e atribuições para torná-lo atraente e em linguagem comercial. Depois, pesquise sobre a empresa onde deseja atuar, formulando respostas sobre o porquê você quer estar naquele cargo, como sua visão condiz com a do local e pode ajudar no crescimento dos negócios.

A prática cria a perfeição!

Mostre-se determinado e comunicativo: muitas vezes, pode parecer difícil para os tímidos, mas passar confiança e falar com desenvoltura é muito importante. Para isso, você pode treinar com perguntas comuns nessas situações e conversar consigo mesmo. Se possível, grave-se, pois, quando ouvir, poderá perceber se foi redundante ou se cometeu erros de português.

Planeje!

Explique sua experiência profissional sem torná-la entediante: quando estiver se preparando, separe os pontos fortes de seu histórico e preste atenção no tempo para o recrutador não cansar. Também é importante registrar esse áudio, assim você fica a par de como está se mostrando para um possível contratante. Uma boa maneira é contar histórias, ressaltando os pontos interessantes.

Demonstre autoconhecimento, determinação e força de vontade!

Se é a sua primeira vivência no ambiente organizacional, mostre disposição para aprender. O mesmo vale para quem já está no ramo há anos, afinal, cada nova empresa tem suas peculiaridades. Fale sobre como está entusiasmado com a chance de poder atuar naquele local.

“Não permita o piloto automático ficar responsável por seus sonhos. Você tem muito mais a oferecer, além do imaginado!”, conclui Madalena.

Siga essas orientações e garanta cada vez mais sucesso em sua caminhada. O Nube acredita em seu potencial. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe