Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
use-as-redes-sociais-a-seu-favor

Use as redes sociais a seu favor! 

Notícia | 30/01/2020

Gabriela Vasconcelos

Como é sua postura na Internet? O  processo seletivo, em muitas organizações, passa por uma visita pelos perfis virtuais. Por este motivo, para quem busca  colocação ou uma promoção, a comunicação nestas plataformas se torna fundamental para êxito ou fracasso.

Em tempos cada vez mais tecnológicos, a pesquisa de vagas de emprego e estágio frequentemente acontece de maneira virtual. Muitas vezes, contudo, os candidatos não se atentam para uma possível observação desse movimento on-line por parte dos selecionadores.

Cuidados

Segundo pesquisa do Careerbuldier, cerca de 70% dos empregadores checam as redes sociais dos candidatos. Eles procuram por informações acerca das qualificações para o trabalho, comentários de terceiros sobre a pessoa e dados os quais demonstrem se a presença virtual do indivíduo é adequada.

Na visão de Fernanda de Oliveira, psicóloga formada pela Universidade Federal de Goiás (GO), em sites profissionais, o principal cuidado está relacionado com a limpeza e objetividade. “Quando o recrutador encontra um perfil limpo e direto, consegue visualizar com mais facilidade se aquele é o candidato procurado”, explica.

Nas demais plataformas, comportamentos tendenciosos, tais como preconceito, discriminação e abuso de drogas são reprovados. Assim, vale a pena prestar atenção no tipo de postagem realizada para evitar cair nos erros mais comuns. A principal dica é: se não pega bem no cotidiano fora do digital, também será mal visto nas redes.

Quem já está empregado também precisa passar uma imagem e conduta virtuais condizentes com a cultura da instituição a fim de evitar desgastes. “O ideal é fugir de debates inúteis, situações não profissionais e exposição excessiva. Para isso, sempre revise as postagens e pense no impacto da mensagem”, recomenda a analista de seleção Helena Fernandes, de Brasília (DF).

Aproveite e faça nosso curso gratuito “Marketing pessoal: sua imagem é você!”. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete