Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
beneficios-do-voluntariado

Benefícios do voluntariado 

Notícia | 29/01/2020

Vinícius Lima

Você já considerou fazer atividades humanitárias, de iniciativa social ou ambiental? Além disso, imaginou envolver sua equipe nisso também? Se sua resposta for não, é preciso entender os benefícios e ganhos desse tipo de ação, tanto para o quesito pessoal, quanto profissional e coletivo.

Vivências mudam a percepção de mundo

Segundo Monika Schaller, vice-presidente executiva de comunicação e responsabilidade corporativa do Grupo Deutsche Post DHL, esse tipo de passagem na trajetória é capaz de transformar e marcar a vida de quem a pratica. Na companhia onde atua, essas atividades são estimuladas e incentivadas para todos os colaboradores. “O voluntariado pode ser uma experiência poderosa e altamente gratificante. Como um dos maiores empregadores do planeta, podemos causar um impacto real e promover mudanças significativas em comunidades ao redor do mundo. Por isso, o engajamento da comunidade está firmemente ancorado em nossa estratégia como propósito central”, afirma.

Ganhos

Os resultados são bem positivos. Somente em 2019, quase 6.500 colaboradores da DHL nas Américas participaram de quase 240 projetos desse tipo e doaram 24.200 horas às instituições regionais. As tarefas variam de coletar e doar alimentos a populações locais e de angariamento de fundos para ONGs, até plantar árvores e prestar ajuda logística para auxílio humanitário.

Luís Henrique estuda análise de sistemas na Unip - Universidade Paulista, de Campinas. Para ele, participar desse tipo de vivência dá outras perspectivas e aprendizados para o resto da vida. “Você começa a ver o mundo na visão de outras pessoas e entender os privilégios e benefícios do seu contexto. Isso desenvolve a empatia”, comenta.

Com o propósito de alcançar impactos duradouros e de longo prazo, muitos talentos trabalham com organizações locais a fim de dar vida às suas ideias. Outros optam por executar projetor duradouros e estabelecer sólidas relações com as entidades e companhias parceiras.

Todos unidos

Desde estagiários até gerentes, todos podem se envolver, segundo a especialista. É apenas necessário escolher os programas mais compatíveis com seus próprios interesses. Usando seus pontos fortes e suas habilidades, eles causam um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente onde vivem e trabalham. “Eu fico realmente impressionada com a quantidade de tempo e energia - sem falar da paixão e do comprometimento - investidos em projetos comunitários. “As práticas criam um valor real para os grupos sociais onde vivemos e trabalhamos e as histórias inspiradoras têm um impacto imensurável para nossos colaboradores”, diz Schaller.

Portanto, considere esse tema. Vamos todos fazer uma corrente do bem!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete