Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-que-e-o-estagio-curricular

O que é o estágio curricular? 

Notícia | 27/01/2020

Gabriela Vasconcelos

O estágio apresenta diversos benefícios para empresas e estudantes. Por meio dele, é possível ter contato com a execução da profissão escolhida, bem como adquirir novas habilidades. Contudo, quem almeja esse tipo de contratação deve conhecer as suas regras. Fique por dentro com o Nube!

Quando se fala em ato educativo escolar, surge uma pergunta frequente sobre as modalidades curricular e extracurricular. Por isso, entenda as diferenças entre elas:

Curricular 

Segundo a Lei 11.788/08, a atividade pode ser obrigatória ou não obrigatória. No primeiro caso, ela é exigida pela instituição de ensino como parte da grade curricular. Isso é comum em cursos de biomédicas e licenciatura, nos quais o acadêmico precisa da prática para se formar.

Quem está situado nesse formato precisa entregar relatório com todas as suas tarefas e, esse, vale nota! “É como se o período de aprendizado na companhia fosse uma matéria adicional na grade, integrando a formação”, explica Mariana Gomes, consultora administrativa.

Extracurricular

Já nas graduações as quais não exigem essa incumbência, os universitários podem escolher realizá-la ou não. Portanto, trata-se da versão extracurricular. Apesar de não ser imposta, o jovem pode ir atrás de uma vaga a fim de adquirir experiência e se destacar com as habilidades desenvolvidas na hora de ingressar no mercado.

Vantagens

Seja qual for o tipo, quem está devidamente matriculado e frequentando uma instituição do ensino não deve desperdiçar a chance de crescimento no ambiente corporativo. Thalia de Sousa, graduanda em psicologia na Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC, em Goiânia, recomenda a vivência. 

“Foi importante porque me deu uma noção de como funciona o contexto de trabalho de fato, o qual acaba apresentando aspectos diferentes prática e teoricamente em relação ao aprendido na graduação. Além disso, ajudou a observar minha afinidade com a área, as possibilidades de desenvolvimento naquele contexto e se eu gostaria de seguir naquela carreira”, afirma. 

Aproveite para se cadastrar gratuitamente no site do Nube e concorrer à milhares de oportunidades! Boa sorte.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete