Segundo a Sodexo, o Índice Geral de Qualidade de Vida no Trabalho (IQTV) do brasileiro é de 6,50 pontos, em uma escala de 0 a 10. Em 2019, houve um aumento de 5% em relação ao mesmo período de 2018 (6,22 pontos). Para os especialistas do estudo, a evolução deveu-se à leve melhora do nível de desemprego. 

O levantamento mostrou ainda um crescimento nas dimensões de qualidade de vida no espaço corporativo. As variações foram de 2% a 6% em diversos tópicos, com destaque para os relacionados à saúde, bem-estar e reconhecimento. Já a matéria sobre facilidade e eficiência apresentou o menor aumento (6,87 pontos). 

“Esse resultado mostra o descontentamento dos colaboradores com itens relacionados às ferramentas e tecnologias oferecidas pelas empresas para eles desempenharem suas atividades. Assim, apesar da pequena reação da economia, ainda há uma limitação no investimento das corporações, impactando o ambiente laboral”, comenta Fernando Cosenza, vice-presidente de Marketing da Sodexo Benefícios e Incentivos. 

Desmotivação

A desmotivação é um grave problema para o negócio. Portanto, os gestores devem se atentar para esse fator a fim de garantir a satisfação dos funcionários e evitar perda de talentos e resultados. Para isso, medidas como pesquisa de clima e feedbacks são indispensáveis.

Alguns dos fatores mais comuns de insatisfação são:

  • Falta de valorização e reconhecimento profissional;
  • Conflitos com líderes e colegas;
  • Cobranças excessivas e metas inalcançáveis;
  • Falta de devolutivas.

“Uma análise bem atenta é necessária, observando principalmente como os trabalhadores compreendem a corporação. Todos têm uma visão ideal da companhia e uma compreensão real da mesma. Quando estas noções apresentam enormes distâncias, os choques e a desmotivação em realizar as tarefas e dar o melhor de si aparecem”, explica Mariza Baumbach, analista comportamental e especialista em carreiras.

Então, cuide de sua equipe e seja bem-sucedido!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe