O mercado de trabalho está em transformação constante, principalmente diante das inovações tecnológicas. Esse cenário trouxe benefícios como a otimização da produção e a eliminação de tarefas repetitivas e alienadoras da produtividade. Contudo, para se manter atraente, é preciso se atualizar. 

Com o progresso acelerado, não procurar novos saberes torna os especialistas obsoletos em pouco tempo. Afinal, as exigências têm aumentado de forma exponencial. Portanto, não basta ter apenas a formação tradicional se o desejo é galgar os degraus da carreira.

Para Amanda Morais, assistente de RH na Coopersystem, em Brasília (DF), as profissões de hoje requerem muito mais competências comportamentais. “A cada dia o high tech substitui as habilidades técnicas e demanda maior capacidade de aprendizagem, relacionamento interpessoal, criatividade, etc”, explica.

Renovação do conhecimento

A transformação digital possibilitou ainda a inovação nos métodos de treinamento. “Novas tecnologias, como realidade aumentada, de gamificação, vídeos interativos e aplicações de inteligência artificial vem transformando o conceito de aperfeiçoamento profissional e aproximando processos de atualização. Antes, eles eram predominantemente oferecidos presencialmente e em formatos rígidos”, ressalta Richard Vasconcelos, CEO da LEO Learning Brasil.

Portanto, a dica é se antecipar, investindo em educação de modo geral, não necessariamente em especializações com alto custo. “Caso isso não seja possível, existem diversos cursos de curta duração presenciais e on-line, eventos da área e sobre inovação. Essas atividades também ajudam a abrir horizontes”, finaliza Amanda.

Então, seja qual for sua idade, cargo ou jornada de trabalho, é preciso se reciclar constantemente. Aproveite os cursos gratuitos do Nube! Boa sorte.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe