Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
7-profissoes-do-futuro

7 profissões do futuro 

Notícia | 21/01/2020

Vinícius Lima

Desde pequenos ouvimos a seguinte pergunta: qual profissão deseja seguir quando crescer? As crianças normalmente citam aquelas com um “quê” de aventureiro, tais como bombeiros, policiais e astronautas. Já na adolescência, com a tomada de consciência, opções como engenheiro, professor, médico e outras tantas figuram na lista de preferências. Entretanto, daqui 20 ou 30 anos, quais habilidades serão necessárias com as máquinas ocupando todos os espaços? Descubra!

Expectativas

De acordo com um estudo da Mckinsey, em 2030, por exemplo, de 3% a 14% da força de trabalho mundial talvez tenha de encontrar novas ocupações ou desenvolver outras habilidades em função da automação de suas atividades.

Para Adilson Batista, fundador e CEO da Today, agência digital, diferentemente do esperado, a tecnologia nos aproximou do nosso lado mais humano. “Não vejo um cenário com menos recursos digitais e sim um contexto com maior humanidade. Em uma realidade de automatização de tarefas, as máquinas são treinadas para reproduzir nossos traços. Portanto, estamos em vantagem, pois já nascemos com essa habilidade”, comenta.

Transição

Talvez esse processo de transformação não seja fácil, nem para quem precisará se preparar para a nova realidade, nem para as companhias sofrendo com a falta de colaboradores qualificados para as posições inéditas. “As companhias precisarão se adaptar e investir não só em estrutura e ferramentas, mas também no desenvolvimento dos seus talentos, oferecendo oportunidades de reciclagem de conhecimentos e incentivando-os a adquirirem novas capacidades”, completa Adilson.

Quem vai trilhar seus primeiros passos

André Barbosa termina o ensino médio em 2021 e já está se questionando sobre qual será o caminho a seguir ao concluir sua educação. “Quero fazer uma faculdade, contudo ainda não sei qual curso. Tenho pesquisado algumas opções pela Internet, todavia não tenho nada definido”, compartilha. Segundo ele, considerar o cenário do mercado atual é fundamental para tomar decisões assertivas.

Gente

Em todos os estudos voltados às previsões do futuro, em destaque àquelas divulgando listas das profissões mais valorizadas daqui alguns anos, há uma coisa em comum: a necessidade de ser cada vez mais humano para cuidar de pessoas.

Conheça algumas das profissões a surgirem e veja se você se identifica com elas!

I. Detetive de dados
Pesquisa big data, ou seja, procura traduzir os dados. Para seguir esse caminho, é preciso compreender matemática, finanças e data science.

II. Facilitador de TI
Analisa as tendências digitais e cria plataformas automatizadas para seus usuários construírem seus próprios ambientes colaborativos. Para atuar na área, é vital ter formação em TI, ciências da computação, ciências naturais, administração de empresas, comunicação e liderança.

III. Walker ou talker
Quem deve passar o tempo com idosos por meio de plataformas on-line para escutá-los. É preciso ter mobilidade para visitar esses clientes em suas casas quando necessário.

IV. Gerente de equipe humanos-máquinas
Responsável por desenvolver um sistema de interação para os funcionários e as soluções eletrônicas conversem melhor. Precisa ter formação em psicologia ou neurociência e ciência da computação, engenharia ou recursos humanos. Também é preciso conhecer UI (interface do usuário) e UX (experiência do usuário).

V. Alfaiate digital
Garantir um bom caimento das peças de roupa realmente por meio de medidas exatas. Ter domínio em moda, design, artes e em tecnologia é imprescindível.

VI. Gestor de e-learning
É quem vai gerenciar as ações de ensino na empresa onde atua. Será o responsável de escolher quem vai integrar as equipes, as plataformas de ensino, além de definir o conteúdo, como também acompanhar e monitorar todas as ações de comunicação, aprendizagem e os resultados.

VII. Especialista em diversidade
A pessoa precisa compreender os fenômenos políticos e sociais em relação à discussão de gênero e diversidade. Para atuar na área é necessário ter formação em ciências ou serviços sociais, direito, pedagogia e psicologia.

Fique antenado! O Nube acredita em seu potencial!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete