Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-gestor-e-o-tempo-tres-estrategias-para-sair-do-sufoco

O gestor e o tempo: três estratégias para sair do sufoco 

Notícia | 17/01/2020

Vinícius Lima

Um dos desafios enfrentados por diversos profissionais, principalmente por quem ocupa um cargo de liderança, está relacionado ao gerenciamento assertivo do tempo. Justamente por isso, é preciso se atentar a alguns tópicos essenciais, a fim de resolver essa questão de uma vez por todas. Saiba como!

Experiências ruins

No mundo acelerado e digital de hoje, parece ainda mais difícil viver em harmonia com o relógio. Isso impacta diretamente na rotina das companhias e isso é confirmado a partir do relato de Josemary Morastoni. Ela é pedagoga, especialista em formação de professores e coaching educacional. “Ao longo dos meus 30 anos de experiência, escuto uma reclamação recorrente vinda de vários colegas gestores: a falta de tempo. É uma realidade e a maneira com a qual você lida com esse tema faz toda a diferença na obtenção de resultados”, compartilha.

Dados

De acordo com ela, uma pesquisa realizada com líderes escolares revelou alguns dados alarmantes acerca desse assunto. Mais de 40% do expediente dos pesquisados é utilizado em tarefas operacionais. Outros 30%, com resolução de conflitos e, em último lugar, com 10% das horas dedicadas, está o planejamento do dia. “Assim, esse é um dos grandes desafios e uma das tarefas mais importantes para o coordenador. Afinal, como sair da função de “apagar incêndio” e passar a fazer diferente, gerenciando as dificuldades do dia a dia e exercendo um olhar externo sobre estes aspectos?”, pondera.

Não apenas quem gerencia

Embora esse seja um problema para grande parte dos supervisores, quem ingressa no mercado agora também pode encontrar percalços nesse tópico. Andreia Tavares é um exemplo. Ela conta já ter encontrado problemas com seus horários e, por conta de um aplicativo em seu smartphone, isso foi solucionado. “Eu costumava me atrasar para qualquer compromisso. Já aconteceu em processos seletivos, inclusive. Porém, percebi como isso me prejudicava e comecei a ser mais regrada com a ajuda de um app chamado Rescue Time”, compartilha.

Dica essencial

Pensando em meios de facilitar o cotidiano, a especialista dá uma sugestão fundamental para quem quer otimizar os horários. Acompanhe:
 
“Delegue, delegue e delegue”
Para o chefe conseguir delegar ações rotineiras, é fundamental investir na organização dos principais processos da instituição. É vital perceber como anda a comunicação interna e aperfeiçoar esse processo. Capacite, direcione e confie ao time a execução de outras atividades também frequentes. Elimine ações volumosas do seu quadro operacional, apenas gerencie e, com isso, tome conhecimento das tarefas executadas pela staff.

“Se você conseguir de fato implementar essa estratégia, perceberá, de forma não milagrosa, o surgimento de intervalos para se dedicar a questões mais sérias, em ações capazes de promover o crescimento do grupo, para transformar e inovar de verdade a companhia, utilizando ações concretas e pensadas com antecedência, de forma controlada”, conclui.

Conte sempre com o Nube!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete