Atualmente, a produtividade é um tópico relevante não apenas no mundo dos negócios, mas também na vida pessoal. Diante do início do novo ano, é comum ter a sensação de não ter tido tempo suficiente em 2019 para cumprir todas as tarefas propostas. 

Contudo, render mais não é sinônimo de aumento de horas de trabalho. A chave é saber conciliar melhor o período disponível para realizar os afazeres profissionais e ainda poder dedicar-se ao lazer, sem aquela sensação de sobrecarga. Afinal, o descanso adequado também impacta na qualidade.

“Alguns passos simples podem ajudar a aumentar a concentração, o foco e, consequentemente, o rendimento”, diz Juliana Saboia, professora do curso de Administração da Cesuca – Faculdade Inedi, na região metropolitana de Porto Alegre (RS). Veja algumas dicas:

1. Tenha clareza sobre suas demandas e organize-as

Ser eficiente só é possível se tivermos disciplina. Por isso, é importante ordenar os afazeres dentro da sua rotina. Coloque no papel ou use aplicativos para anotar todas as tarefas, elencando as prioridades.

2. Determine prazos e prioridades

É indispensável saber dimensionar sua agenda e evitar terminar as coisas muito antes do limite estipulado para garantir a qualidade de vida. “Quando fazemos isso, vai vir na sequência uma cobrança por uma entrega mais rápida ainda”, conta.

3. Delegue

Segundo Juliana, “a produtividade também vem do hábito de delegar”. É fundamental saber separar o possível de ser feito do não possível e aprender a passar adiante a responsabilidade da imcumbência.

4. Simplifique

Ter excesso de escolhas à sua disposição torna a tomada de decisão mais difícil e demorada; esse fator, consequentemente, diminui a produtividade. Por isso, facilite sua atribuição ao máximo. “Pensar demais, no final, não traz resultados, apenas acaba confundindo a mente e nos faz procrastinar sobre um problema, sendo o mesmo facilmente resolvido se diminuíssemos nossas opções”, conta a professora.

5. Aposte na tecnologia

Há diversos aplicativos para auxiliar na produção. No entanto, é preciso tomar cuidado, pois eles podem não funcionar para todos, como conta a professora. “Se eles geram ansiedade e você se vê na obrigação de preenchê-los constantemente, talvez eles não sejam a melhor opção para o seu caso”. Diante disso, agendas físicas são uma boa alternativa para se planejar.

6. Desconecte-se

Apesar de poder ser uma grande aliada, a tecnologia, por vezes, nos tira o foco e diminui a nossa concentração. A dica aqui é deixar o celular desligado ou mesmo em outro cômodo, quando possível, para evitar distrações com notificações, toques e avisos.

Para Kelly Martins, analista de RH em São José dos Campos (SP), a última indicação é crucial para a pessoa não se dispersar. “Deixar tudo digital, sem papel e com mesa limpa é a preferência de alguns, mas também existe a escolha de fazer anotações físicas. O ideal é encontrar a forma mais condizente com o seu perfil, a fim de otimizar horas e processos”, explica.

Aproveite o início do ano para testar as orientações!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe