Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-comportamento-ideal-de-um-lider

O comportamento ideal de um líder 

Notícia | 14/01/2020

Gabriela Vasconcelos

Em uma organização, os líderes são o ponto de equilíbrio, as peças-chave para fazer a diferença e atingir metas. Portanto, na hora de gerir uma equipe, o feedback e a inteligência emocional para lidar com diferentes personalidades, bem como a capacidade de compreender, são fatores essenciais. 

No entanto, um gestor pode ser nocivo para o time quando o contamina emocionalmente. “Encontramos também muitos colaboradores com esse perfil. Contudo, o supervisor tóxico tem um peso ainda maior para todo o grupo, pois ele é capaz de potencializar até mesmo o comportamento de quem já age assim, gerando grande prejuízo para todos”, explica Mariza Baumbach, analista comportamental e  especialista em carreiras, do Rio de Janeiro (RJ).

As atitudes prejudiciais incluem, principalmente, a falta de respeito com as pessoas. Por exemplo: colocar apelidos não solicitados, falar mal de todos para gerar instabilidade, cobrar, ameaçar, humilhar e usar de preconceito. “São situações nas quais o empregado se sente desconfortável diante dos outros e, por fim, de si mesmo”, continua Mariza. 

Atitudes positivas

A função do diretor é unir o staff e coordenar o alcance dos objetivos em comum. Partindo desta definição, Baumbach aponta algumas condutas as quais devem fazer parte das qualidades do chefe:

  1. Ética e honestidade: em suas ações particulares e no trato com seus liderados.
  2. Delegar funções: essencial para a saúde da equipe.
  3. Ter compromisso e passar confiança: os trabalhadores devem poder contar realmente com o dirigente.
  4. Atitude positiva: precisa motivar todos a seguirem com o seu melhor.
  5. Buscar desenvolvimento constante: trazer melhores formas de comandar de gerir os projetos.
  6. Aprimorar a comunicação: tanto para a apresentação das atividades quanto para auxiliar os subordinados.

“Estamos em um processo constante de evolução e caminhamos para um momento no qual o coordenador ideal será quem busca continuamente o equilíbrio entre os três pilares: físico, espiritual e mental. Sem isso, o caminho leva a extremos, os quais não trazem satisfação, realização e o sentimento de propósito, tão procurado em nossas vidas”, afirma Zenaldo Magalhães, diretor de Operações na Concentrix Brasil.

Lembrando: liderança pode e deve ser aperfeiçoada constantemente. Conte com o Nube e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete