Na hora de eleger uma profissão, é comum surgirem dúvidas quanto à vocação, especialmente entre os jovens. Afinal, nessa faixa etária ainda estamos começando a entender nossas aptidões e habilidades, bem como as variáveis do mercado. Por isso, vale ter estratégias para definir uma jornada mais alinhada com o seu perfil. 

De acordo com pesquisa da Universidade Anhembi Morumbi, 59% dos estudantes do ensino médio já escolheram a ocupação. Contudo, desses, apenas 46% revelou ter mantido algum contato com a atividade decidida. O estudo revela ainda o desconhecimento dos alunos sobre o mundo corporativo: 27% têm dúvidas sobre o assunto. 

Para a coach Mirele Dutra, a busca por informações do setor é uma aliada. “Realize cursos de idiomas, participe de workshops e demais oportunidades de educação na área desejada. Assim, terá mais dados sobre aquela trajetória”. Também é válido utilizar sites de relacionamento especializados em conexões corporativas para conversar com quem já atua naquele ofício.

Autoconhecimento

Na visão de Lidyanne Pery, analista de RH no Grupo Tesoura de Ouro, na região de Brasília (DF), o autoconhecimento é a chave para uma decisão assertiva. “Para ter uma carreira de sucesso, é preciso observar os gostos e habilidades, optar por um ofício no qual se sinta bem, mesmo nos momentos críticos e cansativos, além de estudar sempre”, explica.

Outros pontos relevantes são:

  • Conhecer bem o mercado;
  • Investir em qualificação;
  • Estar atento às novidades e possibilidades dentro do ramo preferido;
  • Entender as perdas como chance de se reinventar.

Conhecer a si mesmo impulsiona o desenvolvimento e vontade de ir além. Invista em você e não tenha medo de mudar de ideia!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe