Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-preparar-o-emocional-para-o-enem

Como preparar o emocional para o Enem? 

Notícia | 12/01/2021

Giovanna Cavalli

Falta menos de um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas presenciais serão realizadas nos dias 17 e 24 de janeiro e as avaliações digitais nos dias 31 de janeiro e sete de fevereiro de 2021. Essa avaliação é a porta de entrada para diversas instituições de ensino superior. Está preparado?

Foco e cabeça no lugar!

A edição deste ano exige preparo extra e maior autonomia dos alunos em decorrência da pandemia e da suspensão das aulas. Diante de um cenário de instabilidade, a ansiedade tende a ser ainda maior. Contudo, o estudante precisa manter a calma e confiar no esforço ao longo do ano, na orientação dos professores e no seu potencial.

Para o coordenador do ensino médio do Colégio Marista Arquidiocesano, Dionei Andreatta, de Campinas (SP), o isolamento contribui para o aumento da agonia, deixando os jovens apreensivos e tensos diante das incertezas, como se algo de negativo pudesse acontecer a qualquer momento. “As indefinições quanto ao futuro e inseguranças são fatores contribuintes para um estado de angústia e de preocupação constantes”, avalia.

O período deve ser encarado como uma maratona na qual altos e baixos são comuns. Então, se o ritmo estiver um pouco menor, faz parte! É um momento para prestar muita atenção nos limites do corpo e da mente.

Nesse sentido, para auxiliar os vestibulandos na busca pelo equilíbrio emocional na hora do exame, a equipe do Curso Poliedro elencou algumas dicas. Veja:

1. Não mude a rotina!

Nestes últimos dias de preparação, não é indicado alterar radicalmente a rotina. Abrir mão dos estudos ou investir esforços muito maiores pode impactar no desempenho, seja pelo esquecimento do conteúdo ou pelo cansaço. Por isso, o ideal é manter o ritmo e aproveitar esse período para a revisão.

2. Busque o bem-estar emocional

Com o teste se aproximando, é natural uma pressão ainda maior. Então, conversar com os amigos e com profissionais de Orientação Educacional pode ajudar bastante, assim como praticar atividades físicas. Logo, organize sua agenda incluindo horários de lazer de forma regular. Os momentos de descontração devem estar presentes nessa situação.

Na véspera da prova, confie no estudo e nas estratégias desenvolvidas ao longo do ano. Pense positivo para reduzir a ansiedade. Passe o dia com as pessoas de quem gosta e tenha uma boa noite de sono.
Para a professora de educação socioemocional do Programa Semente no Colégio Mater Amabilis, Fernanda Morais, de Guarulhos (SP), “não podemos negar nenhuma emoção e o medo é normal nessa hora. Por meio dele vamos nos prevenir e criar táticas para enfrentar a realidade’, explica. Por isso, de acordo com ela, é importante nos restringirmos aos nossos conhecimentos ao invés de criarmos cenários catastróficos na cabeça. “Devemos focar a mente onde o corpo está para não sermos capturados pelas inquietações”, complementa.

Ferramentas e atividades como psicoterapia, aulas de yoga e meditação e exercícios de respiração e concentração também podem auxiliar. Mesmo sem encontros presenciais, é possível participar de grupos on-line para auxiliar no relaxamento e aumentar o foco dessa galera.

3. Converse com os orientadores da sua instituição de ensino

As instituições educacionais podem ajudar a aliviar a tensão proporcionada por essa fase por meio de intervenções individuais ou criando grupos de conversas motivacionais. Também podem indicar os melhores caminhos a se seguir na reta final e fazer considerações relevantes para cada realidade.

4. Na véspera das provas, entenda qual estratégia de estudo te passa maior segurança

Os perfis dos acadêmicos variam. Alguns preferem estudar até a véspera, outros, se sentem melhor fazendo algumas pausas. Não existe uma única regra. O indivíduo precisa entender com qual estratégia irá se sentir mais seguro e confiante. Consequentemente, as chances de obter um melhor desempenho são maiores.

5. Se na hora da prova der “branco”, pare e respire!

Diante da ansiedade e nervosismo, é normal dar “branco” na hora da prova. Todavia, fique calmo! Pare alguns minutos e tente analisar a situação. Lembre-se do seu esforço e da preparação da temporada e de todos os profissionais os quais te auxiliaram nessa trajetória. Tire um tempo para retomar o controle do seu corpo. Feche os olhos e concentre-se em sua respiração, esquecendo todo o resto.

Vamos nessa: a hora é agora! Para mais dicas, continue acompanhando nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de especialistas de diferentes áreas. Conte com o Nube e boa sorte!

Você fará o Enem este ano? Logo depois de ser aprovado, atualize seu cadastro no site do Nube para conseguir uma vaga de estágio!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete