Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-pagar-as-contas-de-janeiro-e-ainda-ficar-com-dinheiro

Como pagar as contas de janeiro e ainda ficar com dinheiro 

Notícia | 07/01/2020

Vinícius Lima

Um dos grandes desafios para vários brasileiros é gerenciar com sabedoria seus gastos. Isso é constatado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). De acordo com dados da entidade, 65,1% dos tupiniquins têm contas em atraso. Se você quer começar 2020 com outro cenário, é preciso se atentar.

Quando se trata de finanças, a dica mais preciosa para fazer o seu dinheiro render é planejamento. A seguir, você encontra três sugestões de como fazer isso na época mais difícil do ano. Acompanhe as dicas de Conrado Navarro, educador financeiro da Diin.
     
I. Saiba antecipadamente quanto vai gastar com as dívidas de janeiro

As despesas do período de festas são sempre as mesmas: rematrículas, IPTU, IPVA, material escolar, faculdade, entre outras. A vantagem, aqui, é poder se programar para quitá-las. Afinal, você sabe o quanto terá de desembolsar.
     
O ponto central é ter em mente: os boletos são recorrentes e chegam no mesmo período. Logo, você os conhece bem e tem como calculá-los previamente. Com essa valiosa informação em mãos, pode pensar em poupar uma quantia mensal para eliminá-los sem precisar de parcelamentos, empréstimos ou então guardar parte do 13º para tal.

II. Pague à vista para obter descontos     

Com renda à disposição, é possível diminuir os valores. Pesquise quais contas você pode obter vantagens com isso. Em algumas cidades, é possível chegar até 20% de desconto no IPTU, por exemplo. Mesmo as reduções mais modestas, como 5% do valor abatido, fazem diferença na soma total.

Na prática: as instituições de ensino superior em geral oferecem esse benefício para quem renova a matrícula até determinado dia do mês. Se a mensalidade custar mil reais e o abatimento for de 10%, por exemplo, ela passaria para R$ 900. “Negocie tendo em mente: quem não pechincha, acaba pagando por quem não faz isso”, comenta o especialista.

III. O que pretende fazer com o restante?

Se você se organizar, vai sobrar dinheiro! A sugestão para esse início de 2020 é evitar consumos desnecessários e se policiar com os pequenos custos do dia a dia. A tentação das promoções dessa época é grande, mas a sugestão é enxergar esse montante com consciência e pensar na necessidade de cada item antes de comprar. Poupando dinheiro, independentemente do montante, você consegue investir.   
    
Raquel Miranda é um exemplo de quem pode utilizar essas orientações e aplicá-las para evitar ficar no vermelho. Ela sabe como o Natal e o Réveillon costumam deixá-la com as contas mais apertadas. “Geralmente, sempre fico meio apertada nesse período, então preciso me atentar para não ficar devendo”, comenta.

Portanto, siga os conselhos do especialista e garanta a tranquilidade para os próximos ciclos. O Nube torce por você!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe