Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-que-determina-uma-carreira

O que determina uma carreira? 

Notícia | 06/01/2020

Gabriela Vasconcelos

Muitos fatores são decisivos para o futuro de uma carreira. Um dos mais cruciais é o modo como é iniciada. Afinal, as primeiras vivências no mercado de trabalho podem impulsionar profissionalmente e são uma oportunidade para desenvolver o potencial de uma pessoa. Fique por dentro!

Para facilitar o direcionamento da trajetória, é fundamental fazer um planejamento. Além de delinear percursos e prazos, a ação auxilia o profissional a entender seus gostos e competências. “Muitas pessoas passam por diversas áreas em cadeia, mas não crescem ou se promovem em nenhuma. Assim, obtêm múltiplas experiências, mas sem profundidade”, explica Lidyanne Pery, analista de RH no Grupo Tesoura de Ouro, na região de Brasília (DF).

Afinidade com o ramo escolhido

Uma forma de descobrir sua afinidade com um campo de atuação é fazendo estágio. Além de ajudar nesse ponto, segundo estudo do Instituto High Flies, quem realizou a atividade tem três vezes mais chances de conseguir um bom emprego em relação aos demais, por exemplo. 

De acordo com Fernanda Rodrigues, diretora de Recursos Humanos da GFT para a América Latina, a relevância do afazer envolve amplo aprendizado. “Todas as passagens por negócios são espaços de aprendizado e devem ser usadas para perguntas e esclarecimento de dúvidas. Durante o estágio, no entanto, é quando isso deve ser aproveitado ao máximo, principalmente se os especialistas ao redor forem referência”, explica. 

Outras vantagens são:

 

  • Construir um currículo de destaque: é a opção mais fácil para conquistar um cargo em uma empresa reconhecida - afinal, não há muitas exigências de treinos prévios. Torna-se ainda uma vantagem adicional em processos de seleção em outras corporações, por exemplo, na hora de buscar a primeira ocupação após se formar.

 

  • Ter uma prévia: podemos pensar no estágio como um laboratório onde habilidades práticas e sociais são desenvolvidas. É um fator importante para ter certeza sobre qual área seguir dentro de um determinado segmento. O aluno pode escolher melhor quais ambientes e ecossistemas são mais atraentes.

 

  • Fazer networking: conhecer as pessoas certas e ter contatos relevantes é um facilitador na hora de se colocar (ou recolocar). O ato educativo escolar é uma brecha para fazer isso, afinal, muitas companhias, quando precisam contratar alguém, pedem indicações aos próprios funcionários. 

Portanto, inicie sua jornada com o estágio. Cadastre-se gratuitamente no site do Nube e concorra às milhares vagas oferecidas. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete