A transformação digital e os frequentes avanços da tecnologia em todas áreas e indústrias têm aumentando a competitividade das empresas, a disputa por vagas de trabalho e a exigência do aprendizado contínuo. Diante do progresso do conhecimento, o fenômeno está acontecendo de maneira cada vez mais rápida. 

Segundo pesquisa da Robert Half, 81% dos líderes sentem dificuldade de encontrar mão de obra qualificada por causa da ascensão tecnológica. Isso porque as mudanças são rápidas e as atualizações dos profissionais, muitas vezes, não acompanham essa velocidade.

O estudo também evidencia como a busca das organizações por possibilidades de surfar a onda inovadora tem impactado no surgimento de novos ofícios e na demanda por posições ligadas ao tema. Confira alguns dos cargos em alta por conta da transformação digital, de acordo com a Robert Half:

  • Gerente de Inovação Digital
  • Desenvolvedor Mobile Sênior
  • Cientista de Dados
  • Chief Technology Officer (CTO)
  • Head of Growth
  • Analista de Marketing Digital
  • Gerente de Treinamento e Desenvolvimento

Preparação

Portanto, quem deseja se destacar no mercado do futuro precisa se antecipar. Afinal, todas as carreiras são e serão cada vez mais impactadas diante das engenhosidades da ciência. “Haverá um aumento na demanda pelas competências relacionadas à criatividade, cognição, novas ideias e, sobretudo, às habilidades humanas”, explica a consultora de RH Marcele Barros, de Brasília (DF).

Para aprender, conheça e exercite o pensamento não linear, conectado, multidisciplinar e imprevisível. “Pesquise quais companhias e especialistas já estão praticando essa lógica e tente colocar uma pitada disso tudo no seu dia a dia”, recomenda Alessandra Lippel, empresária e diretora criativa. 

Quem deseja se encaixar no mercado de hoje deve fugir da zona de conforto. Afinal, o high tech é apenas uma das alterações às quais os colaboradores e empregadores necessitam se adaptar para sobreviver. Então, fique de olho nas mudanças e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe