Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-falar-bem-em-publico

Como falar bem em público? 

Notícia | 30/12/2019

Gabriela Vasconcelos

Quem almeja construir uma carreira de sucesso precisa desenvolver diversas competências. A habilidade de falar bem em público, por exemplo, será necessária em momentos como reuniões, comunicados corporativos e apresentações para a liderança. Contudo, é uma ação temida por muitas pessoas devido ao nervosismo e timidez. 

Muitas pessoas têm sérias dificuldades e até medo de praticar a eloquência. A ansiedade pode levá-las a ter muitas reações prejudiciais à mensagem,  autoimagem e autoestima. Esses fatores frequentemente levam a reações físicas como “branco”, tremedeiras, sudoreses, rubores e outros sintomas, permanentes ou momentâneos, mas, sempre fatais para sua exposição.

Luciano de Almeida, redator em Guarulhos (SP), já teve complicações com a incumbência durante a faculdade. Agora, ela já sabe estratégias para dominar a fala. “Procuro um ponto fixo para me guiar, pois se eu começar a olhar para todos os rostos ao redor, perco a concentração”, conta.

Dicas

Algumas orientações e truques são valiosos, seja na hora de exercitar ou no momento da comunicação. Confira oito conselhos de Sirley Maciel, analista comportamental e escritora, especializada em oratória:

  1. Demonstre confiança, determinação e alegria! Na postura, nos gestos, na expressão fisionômica e na voz. Tudo com muita naturalidade e espontaneidade. Lembre-se: o momento é seu. Dê o seu melhor!
  2. Tenha controle e consciência sobre seus movimentos. Não deixe as mexidas involuntárias, tiques e cacoetes tomarem conta de você. Controle a emoção e conseguirá controlar as reações fisiológicas!
  3. Deixe os gestos acompanharem a fala naturalmente. Não prenda as mãos nem coloque-as nos bolsos. Elas devem ficar livres.
  4. Cuide com a sua voz, projetando, articulando bem as palavras. Atenção para o ritmo adequado de fala. Nem rápido nem lento, mas, com emoção!
  5. Respirar com consciência e qualidade. A respiração é fundamental para a produção adequada da fala e para o autocontrole!
  6. Fuja dos vícios de linguagem como, "só”, “né", “tipo”, entre outros.
  7. Aposte no storytelling e crie uma narrativa lógica e coerente. Essa técnica é a melhor maneira de ensinar ou passar algo sem parecer uma aula maçante.
  8. Interaja com sua audiência! Olhe nos olhos e faça perguntas. Com a boa retórica, todos irão cooperar.

Aproveite e faça nosso curso gratuito “Falar em público: encare esse desafio!”. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete