Segundo um estudo organizado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, quem tinha pelo menos três anos de experiência na meditação era dono de um cérebro mais eficiente em tarefas, as quais exigem atenção. Durante testes cognitivos, os meditadores eram os melhores em se concentrar, em relação a quem não praticava a atividade. Além disso, havia mais massa cinzenta em áreas corticais, ligadas à atenção e ao raciocínio.

De acordo com Mariana Bozelli, coach e especialista em gestão de projetos, de Campinas, os benefícios são claros quando nos referimos a obtenção de resultados pessoais e profissionais e no gerenciamento do estresse. “A meditação é uma das maneiras mais antigas e eficazes de exercitar a mente. Não é necessário cruzar as pernas e entoar o famoso mantra Om. É um treinamento mental e é possível fazê-lo sentado na cadeira do escritório, no ônibus a caminho da escola ou mesmo enquanto caminha”, considera.

Ainda segundo a especialista, o conceito não envolve “sucesso” ou “fracasso”. Assim, em toda prática algo sobre o funcionamento da mente é aprendido. Alguns estudos científicos mostram o aumento nos índices de satisfação e de felicidades dos praticantes, além de de maior vigor mental e físico e, diminuição nos níveis de ansiedade e estresse. 

“Nosso cérebro funciona como os músculos do nosso corpo. Quando estimulado, desenvolve-se e se fortalece. Fazer esse exercício de dez segundos é como ir à academia. Você não precisa se exercitar 24h por dia”, explica. Para Mariana, dar o primeiro passo é fundamental para a mente se acostumar com a nova estratégia e trazer os benefícios esperados. 

Igor Rechenberg, produtor audiovisual, relata os impactos de sua experiência com a meditação. “Quando a conheci, as mudanças no meu bem-estar foram notáveis e isso transforma o dia. Tenho mais clareza e foco nas minhas atividades diárias, além disso, é um reparo na autoestima e confiança ao executar qualquer tarefa, ajudando a entregá-la melhor”, conta. Contudo, o jovem destaca a dificuldade em manter a prática em sua rotina. “Torna-se um desafio, no qual você é o único responsável e principal incentivador de si”, comenta. 

Se você tem interesse, a especialista passa algumas dicas e orientações. “Há diversos aplicativos de meditação, muitos são gratuitos e passam um conteúdo com duas vertentes: ‘body scan’ e ‘noting’”, indica. A primeira auxilia a coordenar o trabalho da mente e do corpo em determinadas situações. Por exemplo, você está tomando banho e imaginando qual poderia ter sido a sua melhor resposta em uma discussão no dia anterior ou está em uma entrevista e pensando em sua fala, deixando de prestar atenção no recrutador. Já a segunda, ajuda a não se perder nos próprios pensamentos e a reagir diante das distrações. 

Contudo, é possível seguir alguns exercícios bem simples, mantendo a atenção no corpo ou nos cinco sentidos “Se estiver sentado, foque sua atenção nos pontos de contato do seu corpo com a cadeira, por exemplo, por pelo menos dez segundos. Ou ainda, enquanto lava as mãos, foque a atenção no som da água saindo da torneira ou no aroma do sabonete”, explica. 

Todas essas ações auxiliam no processo de concentração, o qual te deixará mais produtivo no dia a dia. Basta escolher a melhor maneira para sua rotina e suas preferências pessoais e começar já! Boa sorte!

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