No universo empresarial, diversos são os desafios a serem enfrentados por profissionais de todas as idades e áreas. Entretanto, um aspecto constantemente destacado por líderes e recrutadores nos mais variados contextos é a demanda por colaboradores aptos a dialogar de maneira objetiva. Portanto, se policiar é vital para aprimorar essa habilidade.

Por que se atentar?

Para Gabriel Morais, especialista da área, no Rio de Janeiro, conversar de maneira assertiva é imprescindível em qualquer situação, principalmente no ambiente corporativo. “Imagine você ser o responsável por um ruído na mensagem acerca de uma tarefa muito importante, a qual não permitiria erros”, instiga.

De acordo com ele, evitar qualquer deslize na transmissão ou na recepção de uma informação é indispensável para construir relacionamentos e realizar suas tarefas sem encontrar problemas. “A comunicação é a base de tudo. Não só nas conexões humanas, como também na tecnologia”, alerta.

Por onde começar?

Desse modo, segundo Gabriel, quem ainda não tem essa habilidade aprimorada, não precisa se desesperar. “Muitos associam o bom domínio dessa característica como sendo um dom, entretanto, não é bem assim. Todos podem evoluir continuamente na busca de uma melhor capacidade de interação”, conta.

Portanto, o primeiro passo para ter bons desempenhos nesse quesito é a empatia. “Você precisa entender o outro para poder ouvir e, não apenas isso, como também adequar sua fala para o receptor”, orienta.

Como o estágio ajuda

Ulisses Figueiredo estuda psicologia na Universidade São Judas e atua na área. Para ele, estagiar favorece esse aspecto porque, na rotina, é necessário interagir com pessoas de diferentes culturas, vivências e personalidades. “Eu precisei aprender a lidar com distintos perfis de indivíduos e isso me abriu muito a mente sobre como adaptar minha linguagem para cada um dos contextos”, relata.

Portanto, se atentar ao tema é crucial para obter destaque em meio à alta competitividade do mercado de trabalho. Além disso, você poderá ser um profissional mais respeitado e admirado entre colegas e líderes. Conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe