De acordo com pesquisa da Fundação Dom Cabral, para liderar uma equipe, o gestor precisa conhecer a si mesmo e ser um exemplo para o grupo. Logo, uma das habilidades mais relevantes é o autoconhecimento. Esse aspecto contribui para uma gestão mais assertiva, empregados mais motivados e, consequentemente, melhores resultados para a organização. 

Construir essa auto compreensão, no entanto, não é fácil. Afinal, além dos pontos fortes, o gestor precisa ter consciência também de suas fraquezas. Ser capaz de avaliar esse conjunto completo de atitudes facilitará o desenvolvimento profissional e aumentará a chance de sucesso nas tomadas de decisões, planejamentos estratégicos e gerenciamento de conflitos.

Assim, veja as dicas de Adriana Oliveira, diretora de Recursos Humanos do Mercado Eletrônico, para ajudar a impulsionar sua carreira e desenvolver o autoconhecimento.

Não tenha medo de pedir ajuda

Uma das maneiras mais efetivas para evoluir profissionalmente é perguntar ao staff ou a colegas quais são as opiniões delas a seu respeito. Isso demonstra disposição para tentar enxergar seus pontos de melhoria e aprimorá-los.

feedback

Oferecer devolutivas das atividades desempenhadas pelo grupo contribui para o desenvolvimento de todos, inclusive o seu. Essa é uma das melhores estratégias para garantir a continuidade do trabalho alinhado ao ritmo de produção.

Reconheça os méritos do seu time

A principal ferramenta de gestão é saber admitir tanto o seu potencial quanto dos liderados. Isso garante a satisfação e a motivação para gerar mais resultados.

Engaje a sua equipe

Ter colaboradores envolvidos significa ter uma experiência positiva no dia a dia da empresa. Para isso, ter um ambiente agradável é essencial, pois gera menos resistência das pessoas, as quais tendem a produzir melhor.

Saiba tomar decisões

O autoconhecimento traz confiança, qualidade necessária para guiar e buscar respostas. Com isso, o funcionário também passa a perceber se está pronto para alcançar os frutos e, muitas vezes, traz propostas de como melhorá-los.

Além disso, outros métodos podem auxiliar. “Processos de coaching, mentoria e até terapia são grandes aliados a fim de mantermos a habilidade em movimento de forma saudável”, explica Bianca Reis, psicóloga autônoma em São José dos Campos (SP).

Aprimore-se e faça a diferença!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe