São cerca de seis a oito horas na cadeira do escritório em frente ao computador e mais algumas boas horas com a cabeça baixa de olho no celular. Junte a isso o cansaço e a falta de exercícios físicos. O resultado é inevitavelmente prejudicial ao seu corpo, e as chamadas dores nas costas afetam 85% da população mundial, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para, o fisioterapeuta Cadu Ramos de SP e o ortopedista Dr. Mauricio Uyeda da Sociedade Brasileira de Ortopedia, a mudança de hábito e consciência corporal são as chaves para mudar de vez o percurso desses maus comportamentos. “Observar o jeito como se senta na cadeira e se deita no sofá são coisas extremamente importantes”, alerta o fisioterapeuta.

Ao se sentar

Quem trabalha sentado deve manter a coluna apoiada, com os joelhos em 90º e pés também apoiados. “Não ficar muito tempo em uma mesma posição ajuda”, ensina o ortopedista. Além disso, deve se levantar a cada 50 minutos e ficar 10 minutos em pé. “Vá ao banheiro, beba água, tome um café e, se possível, se alongue um pouco”, recomenda.

Ao mexer no celular

Em algumas profissões, as pessoas têm maior risco de degeneração e hérnia de disco por conta da postura. “Por exemplo, quem fica muito tempo com o pescoço fletido, vai ocorrer um risco maior de desenvolvimento de doenças na região cervical”, diz. A dica é repensar seu movimento e evitar ficar “preso” ao celular.

Ao dormir 

Deitar-se com um travesseiro muito alto irá forçar os músculos do pescoço contribuindo para uma possível lordose cervical, além de torcicolo. “Não pode ser muito alto e nem muito baixo. De preferência durma com um travesseiro entre os joelhos”, recomenda.

Subir e descer escadas

Para ambos os movimentos, é importante colocar o pé por completo em cada degrau para manter a estabilidade e ainda manter a coluna ereta evitando se curvar para frente.

Maria Eduarda Mendonça, estudante de engenharia elétrica e eletrônica da Universidade Federal de Pernambuco, se atenta a essas questões. “Quando já estou por muito tempo sentada, procuro levantar um pouco para esticar as pernas. Faço isso pra evitar qualquer tipo de desconforto durante o trabalho ou até mesmo durante o dia”, conta.

O fisioterapeuta e o ortopedista aconselham a prestar atenção em seus movimentos para uma vida mais saudável. “A prevenção é sempre o melhor remédio”, afirmam. Uma má postura pode atrapalhar os níveis de energia, concentração e rendimento de uma pessoa. 

Portanto, cuide-se!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe