Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
cinco-coisas-que-nao-se-deve-falar-no-ambiente-de-trabalho

Cinco coisas que não se deve falar no ambiente de trabalho 

Notícia | 11/12/2019

Gabriela Vasconcelos

A carreira é resultado de oportunidades, empenho e dedicação. Contudo, a falta de qualidade e conduta adequada no espaço corporativo pode arruinar uma trajetória. Um tema para se atentar é em relação às coisas ditas para os colegas e gestores. Afinal, elas podem contribuir para um local de trabalho mais harmônico ou insípido. 

Além de causar boa impressão, saber controlar a fala é uma ação estratégica. “Adotar discursos agradáveis e positivos é uma atitude inteligente e com certeza agregará no crescimento de sua jornada, pois um ambiente harmônico, em muito favorece na qualidade do desenvolvimento de suas atividades”, conta Claudia Deris, gestora de carreira.

Mensagens agressivas ou ofensivas, no mínimo, causam reações negativas por parte de todos. Algumas delas são:

Criticar a postura da empresa

É comum funcionários novos não se adaptarem às regras internas, políticas de convívio, gestão, normas de vestimenta etc. Entretanto, comentários desfavoráveis devem ser evitados, afinal, isso pode fazer o gestor contestar se o seu perfil é adequado para o cargo ocupado e se compensa investir em você.

Questionar a remuneração do colega

Diferentes cargos têm salários variados, conquistados por profissionais das mais diferentes formas. Perguntar quanto seu colega recebe é entrar no campo injusto da comparação.

Falar sobre detalhes da vida pessoal

Evite expor sua família, ou amigos com comentários acerca de situações e comportamentos ocorridos em locais totalmente desconexos ao seu ofício. Além da exposição desnecessária, seu time poderá ter segurança em relação a quais observações você faz sobre eles em outros lugares.

Palavrões

Não são bem vistos no meio corporativo, pois além de muitos profissionais sentirem-se desrespeitados, pode passar a ideia de ser a única forma com a qual você consegue demonstrar firmeza no posicionamento.

Contar vantagem 

Muita cautela ao se colocar como salvador da pátria quando assumir uma nova rotina ou posição. Mesmo tendo qualificação para desenvolver tais habilidades, isso não te isenta de erros e do acompanhamento dos mais experientes.

Na visão de Célia Ferraz, consultora de RH de Salvador (BA), a falta de cuidado com as palavras é a razão da demissão de muita gente qualificada. “Supervisores até deixam certos deslizes passarem se o empregado estiver batendo metas. Porém, pode chegar um momento no qual portes inadequados serão decisivos”, explica. 

Cuide de seu comportamento para ser bem-sucedido no mercado. Bom trabalho!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete