Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
politica-no-trabalho-como-gerenciar

Política no trabalho: como gerenciar? 

Notícia | 10/12/2019

Vinícius Lima

O Brasil ainda está em processo de se recuperar de uma crise política e financeira, instaurada entre 2014 e 2015 com o desenvolvimento da Operação Lava-Jato. Desde então, o envolvimento da população com esses tópicos sérios, não apenas em época de eleições, tem sido cada vez maior. Justamente por isso, empresas e colaboradores devem compreender como é a melhor maneira de enfrentar essa realidade desafiadora.

Agressividade

Para o especialista em comunicação, Vinicius Borges, um dos grandes problemas relacionados a esse tópico no contexto corporativo é a maneira utilizada para se expressar. “Principalmente nas redes sociais, os profissionais podem ficar extremamente agressivos e até mesmo desrespeitosos e isso prejudica de inúmeras formas a sua imagem”, alerta.

Ainda de acordo com ele, o melhor meio de tecer um comentário, expor sua opinião ou refutar um argumento, é tentando entender o outro lado e basear suas falas em dados, fatos e não apenas em opiniões e pontos de vista individuais.

Há momentos certos para tudo

“É fundamental saber: nem sempre é necessário discutir sobre algo acontecendo no mundo durante seu expediente. Por isso, é crucial ter um filtro e se questionar: ‘essa informação é realmente relevante no momento e para o contexto organizacional?’”,  orienta o especialista.

Respeito às diferenças

Ser cordial e empático também pode ser uma excelente maneira de lidar com qualquer tipo de posicionamento e, para Vinicius, isso vale tanto para os líderes e a companhia como um todo, quanto para as equipes. “Esse modo de agir é a base para construir qualquer interação e relacionamento em qualquer ambiente da vida, profissional ou não”, defende.

Visão de estagiário

Gabriele Neves estuda pedagogia na Unicamp - Universidade de Campinas e estagia na área. Para ela, inserir política em pautas organizacionais pode ser arriscado e, por isso, ela deixa para expor seus pontos de vista apenas com amigos e família. “Eu geralmente tento me envolver pouco com esse tema quando estou no estágio para evitar qualquer tipo de confusão”, compartilha.

Portanto, o melhor meio de se comunicar é buscando o equilíbrio e o respeito. Assim, você constrói relações duradouras para o resto da vida. O Nube torce por seu sucesso!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete