Quando a noite de domingo se aproxima, muita gente já começa a reclamar da velocidade com a qual passou o final de semana. Afinal, descansar é sempre bom. Contudo, conceder um tempo maior de folga aos funcionários é benéfico para a empresa? Aparentemente sim!

A Microsoft Japão testou uma nova estratégia visando melhorar o equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho da equipe: aumentou o final de semana para três dias (sexta, sábado e domingo) durante um mês. Como resultado, a produtividade aumentou 40%. O dado expressivo ocorreu porque, com menos horas na semana laboral, os profissionais precisaram usar seu tempo com mais eficiência. 

Os empregados também tiraram 25,4% menos dias de folga durante o mês, imprimiram 58,7% menos páginas e consumiram 23,1% menos eletricidade no escritório. Para Vanessa Damasceno, consultora de RH autônoma na região de Goiânia (GO), o aumento na qualidade de vida faz a diferença. “O colaborador não é somente salário. É reconhecimento e cuidado também. Funcionários mais felizes produzem mais”, afirma. 

Na visão do psicólogo Renan Soares, essa é uma excelente maneira de prevenir a exaustão. “Os workaholics têm o ofício como a única ou principal razão para legitimar suas existências. Isso, por vezes, é reforçado pela necessidade de aceitação social, ganância e competitividade. Por isso, a fim de evitar maiores problemas, o ideal é a corporação não endossar esse tipo de comportamento”, afirma o especialista.

Aumentando a produção

Outras formas eficientes de estimular os resultados são:

  1. Benefícios competitivos;
  2. Ambiente de trabalho adequado;
  3. Liderança imediata bem executada.

A instituição precisa ser um local atrativo, saudável e inspirador. Deve propiciar crescimento, desafios, oportunidades de mudança, autonomia, capacitação, aprendizagem, confiança, coerência entre discurso e prática (principalmente dos líderes) e transparência na comunicação. 

Portanto, crie laços afetivos, reduza o desgaste e potencialize o talento do seu time! Conte com o Nube e boa sorte.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe