Saber mais de um idioma é um requisito de boa parte das empresas para as contratações. Contudo, segundo pesquisa do Nube, 50% dos jovens brasileiros são reprovados em entrevistas devido a escorregões no próprio vernáculo nativo. Portanto, vale se atentar para esse conhecimento

Atualmente, o português é falado por cerca de 250 milhões de pessoas. No Brasil, ele é ensinado desde os primeiros anos de vida da criança. “Nos comunicamos, pensamos, sentimos, criamos com e pela língua materna, a qual representa a identidade cultural dos povos”, explica Juliana Rezende de Souza, coordenadora pedagógica do Colégio Marista Champagnat, em Ribeirão Preto (SP).

Assim, a língua começa a ser aprendida de maneira natural, sem intervenção pedagógica. Mas por meio dela é promovido o desenvolvimento pessoal e social de qualquer cidadão. No ambiente escolar, o aluno compreende o uso correto da expressão.

Deslizes

Contudo, devido à lacunas educacionais e falta de leitura, muita gente acaba se confundindo. Em um processo seletivo, essa situação pode ser decisiva. Uma das competências básicas exigidas pelas corporações é a comunicação. Afinal, o colaborador deverá dialogar corretamente com seus colegas e clientes. 

Segundo dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o desemprego para quem tem entre 18 e 24 anos é de 25,7%, enquanto para a população geral a taxa é de 11,9%. Para evitar a desocupação, é fundamental se atentar a esse aspecto. 

Luana Silva, estudante de Psicologia, entende a importância da competência. “Falar um bom português é um destaque. Nem todos acreditam ser, mas é importante se dedicar a esta ciência”, afirma. Ela sempre gostou muito de ler e escrever, hábitos auxiliadores da assimilação. 

Para melhorar seu nível de conhecimento gramatical, o primeiro passo é identificar essa necessidade. Muitos não percebem suas defasagens e, por isso, não compreendem o motivo da desclassificação. Assim, uma boa maneira de medir sua aptidão é realizando o Teste Ortográfico gratuito do Nube. A partir do resultado, você saberá onde está errando e poderá se aprimorar. 

Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe