O líder tem a decisiva missão de proporcionar o melhor desempenho da equipe. Apesar de parecer óbvio, para atuar com eficiência é preciso acima de tudo entender qual é seu papel. Portanto, quem recebe um cargo de gestão deve ser preparado adequadamente e ser exemplo para os demais. Saiba mais!

Um dos principais erros de quem está na liderança é cobrar excessivamente enquanto não colabora com o alcance dos resultados. “Enxergar os profissionais apenas como subordinados disponíveis para te atender acorrenta a relação corporativa à uma visão arcaica e improdutiva. Na verdade, o ideal é ter um conjunto no qual todos estão ali para somar, inclusive o patrão”, ressalta a gerente de vendas Ariane Costa. 

Esse fator também é prejudicial pois não coloca o gestor como modelo para os demais. Outra atitude similar é estabelecer regras para o desenvolvimento de tarefas, mas não cumprí-las. Dessa maneira, passa a uma imagem autoritária e mina do grupo a vontade de criar.

Riscos para a corporação

Um diretor inconveniente ignora a importância do capital humano para a obtenção de resultados. Geralmente, é inflexível, centralizador e tem complexo de superioridade. Não consegue ter muito foco e é limitado em estratégia, além de não reconhecer os méritos do time e atrapalhar o andamento dos projetos.

Se identificar esse padrão em si mesmo ou no staff, é preciso agir. As consequências do abuso ou mau uso do poder vão desde a queda de produtividade até mesmo ao turnover. Afinal, ninguém aguenta essa situação por muito tempo e ainda sai fazendo uma propaganda nada positiva da organização.  

“É fundamental para quem gerencia não ter medo de ser superado pela equipe, muito menos se tornar indispensável. Na verdade, o sucesso dessa posição é quando tem confiança para dar autonomia aos outros e passa inspiração suficiente para o barco andar sem ele”, afirma Geovana Mendes, consultora de RH em Brasília (DF).

Ser um líder é coordenar com respeito. Saiba cuidar de gente e tenha uma influência admirada. Conte com o Nube e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe