Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
qual-e-a-carga-horaria-do-jovem-aprendiz

Qual é a carga horária do Jovem Aprendiz?  

Notícia | 27/11/2019

Vinícius Lima

Um dos melhores meios de ingressar no mercado é por meio do programa Jovem Aprendiz, estabelecido pela lei 10.097/2000. Esse é um estilo de trabalho específico, o qual tem diferenciações importantes, as quais devem ser percebidas antes mesmo de procurar uma vaga desse tipo.

Formação e capacitação

Alguns dos aspectos fundamentais sobre essa modalidade é o fato de haver, semanalmente, um dia na rotina destinado a um treinamento teórico de capacitação na área de atuação do aprendiz. Ou seja, a proposta é garantir o desenvolvimento prático (nos outros dias desempenhados na empresa contratante) e o aprimoramento teórico preparatório para o universo empresarial (aplicado durante o curso).

Carga horária

Os horários funcionam da seguinte forma: diariamente, o máximo permitido para trabalhar é de 6 horas e 30h semanais para quem ainda não terminou os estudos. A rotina para quem está formado pode chegar até 8h ao dia, se também estiver incluso o encontro teórico previsto na legislação.

Escolaridade

É errado confundir a aprendizagem com o estágio, pois são duas propostas diferentes. Enquanto para ser estagiário, é necessário estar matriculado e frequentando uma instituição de ensino, para o aprendiz, a regra é outra. Para ocupar esse cargo, você pode estar no nível médio ou já ter concluído essa etapa!

Benefícios

Como essa prática é assinada na Carteira de Trabalho e, portanto, aplicam-se as mesmas regras e direitos garantidos para outros tipos de funcionários. Dentre os pontos relevantes, estão o FGTS e as férias.

Ganhos com a vivência

Para a consultora de RH, Marcela Arruda, os ganhos obtidos a procurar uma oportunidade desde cedo são inúmeros. De acordo com ela, é possível se conhecer de maneira mais precisa e definir seus próximos passos com uma visão mais aprofundada. “Se você já ingressa em uma companhia aos 15 anos, por exemplo, isso te dá outras perspectivas sobre o seu futuro profissional, se compararmos com quem entra ao final da faculdade, aos 21 anos”, explica.

Jandira Marques é um exemplo disso. Ela já foi aprendiz no Rio de Janeiro e, para ela, ter passado por essa experiência lhe ofereceu grandes oportunidades de crescimento. “Eu consegui ser efetivada na empresa onde atuo e estou até agora enfrentando novos desafios”, relata.

Portanto, atualize seu cadastro e procure uma colocação. Conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete