Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
4-dicas-para-ambientes-virtuais

4 dicas para ambientes virtuais  

Notícia | 27/11/2019

Cláudia Giannoni

Segundo informações divulgadas pelo Banco Mundial, o uso de tecnologia nas companhias é capaz de fazê-las crescer 9,5 vezes mais se comparadas àquelas sem esse tipo de investimento. Ao trazer a temática para o Brasil, a aquisição de recursos aumentou em 4,5%. Diante desse panorama, as diferenças de tempo e espaço físico deixam de ser uma barreira para a integração de pessoas, as quais contam com uma ampla gama de aplicativos no momento de conectarem-se. Esse é o caso do WhatsApp.

A ferramenta voltada inicialmente para conversas do âmbito pessoal, atualmente, também está inserida no ambiente corporativo sendo uma das alternativas para a comunicação interna. Neste contexto, apenas 23,5% das companhias oferecem treinamento para o seu manuseio adequado, resultando no compartilhamento de memes, piadas e correntes entre 20,1% dos colaboradores. Somente 24,5% realmente estão aptos a estimular trocas estritamente organizacionais.

De acordo com José Roberto Marques, fundador do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) também com atuação no Rio de Janeiro, o movimento tem um impacto positivo para os executivos. Todavia, a iniciativa requer certos cuidados.“Devido ao avanço tecnológico, a comunicação ocorre de maneira acelerada. Para tomar uma decisão estratégica, antigamente, era necessário tentar conciliar agendas atribuladas. Contudo, hoje as atividades são realizadas por meio de simples mensagens virtuais”, afirma. Ou seja, trata-se de um caminho para otimizar todos os processos. No entanto, é essencial manter uma conduta similar a uma conversa frente a frente com um gestor ou colega.

De acordo com especialistas da Simplic, “apesar do app ser uma plataforma mais descontraída, também é necessário cuidado para não parecer grosso ou indiferente”, afirma. Pensando em auxiliar quem quer aproveitar ao máximo o potencial da ferramenta, o Marques selecionou algumas dicas.

Compartilhe dados relevantes: no caso da fomentação de uma discussão relacionada a determinado projeto, não há necessidade de hesitar em enviar o dado. Porém, se a proposta for em tom de brincadeira, é melhor pensar duas vezes.

Atente-se a escrita: é essencial ter cuidado com a imagem ao atentar-se aos erros gramaticais e abreviações.

Reflita: pense antes de responder a um integrante. Quando um conteúdo parecer inadequado ou provocação avalie sobre o retorno ideal, a fim de evitar desconfortos.

Fuja dos áudios: para transmitir mensagens extensas a ligação é o melhor caminho, pois permite expor as ideias de maneira mais assertiva.

Siga as dicas e mantenha uma postura sempre correta. Sua carreira agradece!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete