Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
qual-cadeira-custa-mais-caro-a-vazia-ou-a-mal-preenchida

Qual cadeira custa mais caro: a vazia ou a mal preenchida? 

Notícia | 26/11/2019

Gabriela Vasconcelos

Ao fazer uma entrevista, a empresa olha o currículo do candidato, sua formação, experiências e até entra em contato com locais de trabalho anteriores no momento de decidir a contratação. Porém, a fim de realizar uma seleção assertiva, é necessário levar em conta mais elementos além do QI - Quociente Intelectual. 

A inteligência emocional, quando considerada, pode avaliar os índices de sentimentos primários no ser humano: raiva, medo, tristeza, felicidade e amor. “Os profissionais de RH das corporações não avaliam esse tipo de fator. Demissões poderiam ser evitadas já no momento da contratação, assim como gastos com o recém-admitido”, explica Leandro Cunha, Especialista em Inteligência Emocional e Terapeuta comportamental.

O teste de Quociente Emocional - QE tem o poder de identificar pessoas descontroladas sentimentalmente. Esse perfil não costuma ser produtivo em sua vida particular, logo, também não será para a companhia. Assim, é importante também avaliar os funcionários antigos, pois apesar de já terem sido estratégicos, hoje podem ter mudado de comportamento e se tornado tóxicos.

“É possível tentar resolver o problema, ou então, após entender o caso, desligá-lo do cargo. Afinal, uma cadeira mal preenchida custa mais caro em relação a uma vazia”, explica Cunha. Por esse motivo, muita gente hoje é contratada pelo QI e demitida por causa do QE. 

Fatores emocionais fazem a diferença no escritório

Essa individualidade significa o quão bem conduzimos nossa jornada e relacionamentos. Quem apresenta esse atributo é profissionalmente mais próspero e feliz. Afinal, o ambiente corporativo é, por natureza, propenso a mudanças e imprevistos. Isso pode gerar desânimo, tristeza, descontentamento, entre outras emoções não desejadas.

Por isso, a estagiária Lorena Mendes, procura se aprimorar nesse sentido. “Consigo em grande parte das vezes captar as impressões alheias, enxergar como o outro vê e se sente”, afirma. Na visão da jovem, essa atitude contribui para um local de trabalho agradável. 

A fim de potencializar esse aspecto, é necessário ter boa dose de dedicação, esforço e disciplina. Lembre sempre de investir tempo em si mesmo. Assim, poderá examinar sua performance e encontrar internamente a coragem, o amor, o perdão e outras grandes qualidades, as quais o ajudarão a atingir seus objetivos. 

O Nube deseja boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe