Quando você ingressa no mercado e tem suas primeiras vivências, um desafio a ser enfrentado é saber lidar com seus colegas e líderes. O que fazer quando eles são exigentes? Essa dúvida é importante, principalmente para poder interagir da melhor maneira com todos os companheiros.

O melhor caminho é o diálogo

Para entender de maneira mais clara como os mais novos reagem com quem tende a cobrar mais, o Nube fez uma pesquisa e questionou: “como você lida com quem é mandão?”. O estudo contou com a participação de 32 mil indivíduos e, para 76% deles, o melhor caminho é escutar, pensar e argumentar com cuidado. Outras 17% evitam o conflito e obedecem sem questionar.

Entretanto, para o coach Maurício Barbosa, de São José dos Campos, o melhor caminho é ser respeitoso, mas questionar. “Se você não pergunta sobre o porquê de uma ordem, por exemplo, você tende a ficar alienado sobre os processos da empresa onde atua”, comenta. Ou seja, possuir e tentar esclarecer dúvidas é essencial para o aprendizado e evolução em uma posição no universo empresarial.

Empatia

Outro aspecto exposto pelo especialista é sobre a necessidade de saber se colocar no lugar do outro e entender quais são suas demandas. “O melhor caminho para compreender isso é ter uma comunicação clara e ponderar, de fato, quais resultados cada gestor ou profissional ao seu lado almeja”, estimula.

Embora essa seja uma característica indispensável, o Brasil, em um cenário geral, está mal colocado nesse quesito. Afinal, segundo um levantamento da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, ficamos no 51º entre as nações mais empáticas. O cenário não é tão positivo, principalmente porque o estudo contou apenas com a participação de 63 países.

Portanto, para Barbosa, se atentar a esse tema é fundamental, justamente por conta da valorização cada vez maior das questões comportamentais no ambiente corporativo. “Você ter inteligência emocional para tratar todos de maneira igualitária pode abrir caminhos em sua carreira”, comenta.

Na prática

Milene Tavares estuda publicidade na Unigranrio, no Rio de Janeiro e, para ela, tudo se resume ao respeito. “Se eu valorizar a todos, provavelmente, serei vista e tratada da mesma forma”, finaliza.

Desse modo, siga essas dicas e garanta frutos em todas as suas relações. Conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe