Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-dificil-arte-de-liderar

A difícil arte de liderar 

Notícia | 25/11/2019

Cláudia Giannoni

Quando ingressamos no mundo corporativo é normal, depois de um certo tempo, começarmos a sonhar com as posições de liderança e de gestão. Contudo, nem sempre somos preparados pela empresa, ou faculdade, para assumir essa posição. Então, como se destacar? Veja em nossa matéria!

É comum os profissionais desenvolverem de forma profunda as habilidades técnicas e esquecerem de cuidar das comportamentais, como empatia, comunicação e inteligência emocional. Fora isso, a realidade é dura, pois delegar não é uma tarefa nada fácil. “Por isso, a primeira pergunta a se fazer é: você assume alguma atividade, a qual poderia ser feita por outra pessoa, por medo do prazo ou dos possíveis erros a serem cometidos por esse membro?”, questiona Thais Lima, desenvolvedora e estrategista de carreiras no Rio de Janeiro.

Essa avaliação deve ser feita, pois comandar é um ato de desprendimento, no qual você repassa ao outro uma tarefa e confia na responsabilidade da entrega. “Para isso, no entanto, é fundamental ter como característica ensinar, compilar e passar de forma didática todo o seu aprendizado”, assegura.

Confiança

Ela é a base para conseguir ser um gerente admirado, pois se você não acredita em seus talentos, como o grupo poderá contar com você? Por isso, é importante olhar para o time e ressaltar seu bom trabalho e suas capacidades. “Lembre-se: somente acumular as atividades pode efetivamente comprometer a qualidade das novas entregas, além de limitar o seu crescimento, pois todos têm um limite de produção”, assegura.

Olhar de quem sabe

Esse foi o grande desafio do empreendedor indiano, Sathish Bala. “Me tornar empresário me desafiou a entender como ser a melhor versão de mim mesmo”, disse. Para ele, é preciso ouvir os colaboradores para entender suas demandas e percepções, assim como é feito com os clientes na hora de inovar. “O principal trabalho é fazer seus funcionários se sentirem seguros”, explica. Afinal, indivíduos incertos não exploram seu potencial ao máximo.

Portanto, tenha clareza dos seus objetivos e perceba: quanto mais você cresce, mais as pessoas ao seu redor poderão ascender também.

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete