Vamos ao exemplo: quando estamos treinando o corpo, por exemplo, corrida, pode levar certo tempo até atingir a meta para 5 km ou 10 km. Afinal, você não se tornará a pessoa mais rápida ou uma atleta de um dia para o outro. Esse exemplo, aplica-se para qualquer processo de aprendizagem, pois tanto corpo, quanto a mente precisam de um período para processarem todas as informações novas e adquiridas.

A atleta de alta performance, Fernanda Surian, explica: “mesmo com pressa, é possível com orientação certa, chegarmos onde desejamos”. Para ela, o grande segredo de assimilar novos conteúdos é equalizar duas palavras: tempo e dedicação. “Tem quem queira compreender por osmose. Contrata um curso, um professor, compra livros, agenda aula e pronto, isso deve ser suficiente. Nem sempre é”, considera.

Para a especialista, na maioria das vezes, a vontade de aprender é determinante para o sucesso dessa assimilação. O ingrediente especial é o quanto o indivíduo irá se doar para aquilo em questão. É preciso se perguntar: vale a pena ter tanta pressa se não conseguimos nos dedicar suficientemente para isso? “Ser sincero conosco é muito importante. É comum achar: ‘estou aprendendo devagar’, ‘não saio do lugar’, porém, é necessário o conjunto de duas coisas: vontade e trabalho consistente por semanas ou meses”, enfatiza.

A professora resume: “a sua velocidade de aprendizado será diretamente proporcional à quantidade de horas para a dedicação e estudo”. Há quem absorva os ensinamentos com mais facilidade e, portanto, rapidamente. Contudo, existem diferentes métodos e ferramentas para serem adaptadas e de forma bem personalizada, adequada para cada um.

Se o seu desejo é conhecer uma nova língua, ter domínio sobre alguma habilidade ou até praticar algum esporte, o fundamental é dispor energia para aquilo e incluir esse exercício em sua rotina. “Isso ajuda, dá um gás. Seja seu maior incentivador e os resultados vão aparecer, pode ter certeza”, finaliza.

Renata de Souza Leal, estudante de administração na Universidade Federal da Bahia, em Salvador, associa sucesso com o conforto de se sentir realizada em sua vida pessoal e profissional. Para ela, essa questão está associada a sua busca por novos conhecimentos. “Sou proativa, gosto de estar atenta às orientações dos meus supervisores e tenho muita vontade de aprender. O segredo é não ficar parada”, conta.

Não estagne e vá atrás de seus objetivos. Para enriquecer seu currículo e aumentar seus atributos, faça nosso curso gratuito sobre como Falar em Público!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe