Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-que-sao-as-soft-skills

O que são as soft skills? 

Notícia | 21/11/2019

Vinícius Lima

Você já ouviu falar em “soft skills”? Essas duas palavras, em livre tradução, referem-se às nossas habilidades comportamentais. Por que isso é importante? Segundo os especialistas em recursos humanos, essas características são fundamentais para a entrega de um bom trabalho no contexto corporativo. Sendo assim, ficar antenado ao tema é fundamental.

Cenário atual

O assunto tem assumido a liderança nos tópicos organizacionais justamente por ter sido detectada uma carência em grande parte dos indivíduos no contexto profissional. Afinal, de acordo com o levantamento Global Talent Trends 2019, para 89% das pessoas, as “contrações ruins” estão associadas, muitas vezes, a quem possui déficits de skills. No mesmo estudo, foi apontado: 92% dos entrevistados consideram esses aspectos mais relevantes em relação às hard skills (conhecimento técnico).

No recrutamento

Essa questão tem influenciado, inclusive, na hora de selecionar talentos para a empresa. Afinal, conforme estudo da consultoria CareerBuilder, 63% dos recrutadores buscam conhecer as soft skills dos avaliados antes de ponderar seus domínios técnicos.

Dentre os tópicos mais desejados, segundo a coach Letícia Bittencourt, do Rio de Janeiro, estão a inteligência emocional e uma boa comunicação. “Quanto mais o tempo passa, maior é o número de formandos em faculdades de todas as áreas. Logo, não basta apenas ‘saber de tudo’, é muito importante saber aplicar sua bagagem de maneira prática e útil para cada posição a ser ocupada”, alerta.

Outros pontos cruciais, de acordo com a especialista:

I. Resiliência
II. Capacidade de liderança
III. Bom relacionamento interpessoal (lidar bem com a equipe)
IV. Criatividade
V. Lidar bem com a pressão rotineira
VI. Empatia

No estágio

Rodolfo Tavares é aluno do curso de administração na Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo e já estagia na área. Com base em suas vivências, o estudante afirma ser importante se atentar aos seus hábitos e costumes durante o tempo na companhia onde atua. “Não posso ser alguém descompromissado, pois isso pode piorar minha relação com meu chefe e com os colegas”, compartilha.

Desse modo, mantenha-se atualizado com esse tema e promova melhorias constantemente para garantir maiores chances de destaque no mercado. Conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete