Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
desenvolva-a-empatia

Desenvolva a empatia! 

Notícia | 21/11/2019

Layane Bittencourt

Empatia caracteriza-se pela habilidade de se identificar intelectual ou afetivamente com outras pessoas, colocando-se no lugar delas. No meio corporativo, é comum encontrarmos profissionais diversos, com opiniões e posicionamentos contrários de nós. Em meio a isso, saber entender o diferente é essencial.

Segundo Liane Scheffer, psicóloga e coach, em Curitiba, Paraná, essa capacidade é indispensável no trabalho. “Ela pode transformar o ambiente corporativo, deixando-o mais harmonioso e repleto de cooperação”, considera. Nicole N. Gabriel, recém-formada em psicologia, observa os resultados disso. Ao praticar essa atitude, ela se permite conhecer novos ambientes e pessoas, além de estar atenta a melhorar o clima a sua volta. “Não me sentiria bem em um lugar sem esse sentimento de empatia e colaboração. Ná há encontros”, conta.

Inteligência Emocional

Lidar com as tarefas diárias, seja na vida pessoal ou profissional, nem sempre é fácil. Manter a inteligência emocional e desenvolver ainda mais as competências requeridas nessas situações é fundamental para buscar soluções rápidas e concretas para os problemas no cotidiano.

Segundo a especialista em alta performance, Leila Arruda, uma pessoa com esse domínio, é capaz de identificar e lidar com as próprias emoções com maior facilidade. "Possuir autoconhecimento, controle emocional, automotivação e empatia é essencial para todos os momentos da vida. Implica no respeito às outras pessoas, solidariedade e valorização dos talentos alheios", explica.

Como ser mais empático?

Algumas dicas são fundamentais nesse processo. Dentre elas, o primeiro passo é entrar em contato com os próprios sentimentos, entender seus momentos de nervosismo, irritação, alegria, entre outros e compreender suas reações. Outra recomendação é ficar mais atento enquanto a pessoa fala, observe expressões e emoções transmitidas. Nesse momento, evite julgamentos e suposições.

Além disso, durante a conversa, demonstre interesse, pergunte, mantenha o contato visual e faça-se presente ali. Compartilhe também alguma experiência sua, assim, você abaixa a guarda e se envolve. Certamente, vocês desenvolverão um laço de confiança e ganharão diversos aprendizados durante esse período.

Esteja aberto ao novo e se surpreenda. Para entender mais sobre o assunto, veja nossa matéria sobre o tema: A força da empatia!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete