Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
entenda-a-importancia-e-como-elevar-a-autoestima-no-trabalho

Entenda a importância e como elevar a autoestima no trabalho 

Notícia | 20/11/2019

Gabriela Vasconcelos

As pessoas passam a maior parte dos seus dias no trabalho. Logo, os acontecimentos do ambiente corporativo podem interferir também em outras áreas da vida. Assim, a manutenção de uma rotina saudável dentro e fora do escritório depende de vários fatores e um deles é a autoestima.

Essa característica é um sentimento de satisfação consigo mesmo, seja relativo à aparência, habilidades ou personalidade. Assim, vai muito do interior de cada um. Ela ajuda a manter o foco em objetivos e ter confiança nas ações realizadas no dia a dia. Pode ainda inspirar e motivar quem está ao redor. 

Segundo Emerson Vamondes, especialista em comportamento humano e PNL (Programação Neurolinguística), a falta de amor-próprio afeta a produtividade e a forma de encarar os desafios e metas diárias. Aumentá-lo, contudo, não vem de fatores externos. “É preciso ter estratégias particulares, por meio de atividades e da dedicação de cada um”, explica.

Evoluindo a estima própria

Uma dica importante é ter disciplina na realização das tarefas. Assim, organize-se sempre para começar e terminar os afazeres, pois isso gera entregas e resultados melhores, promovendo o fortalecimento da confiança em si. Outra dica é perceber como o espaço ao redor afeta suas emoções. 

Nesse caso, é preciso decidir se aceita e modifica isso internamente, ou se busca mudar de ambiente, pois do contrário, se torna luta constante a qual desgasta, demanda um sacrifício e uma energia muito grandes. Fatores como a ausência de chances de ascensão, líderes ruins e poucos incentivos para o desenvolvimento das funções podem ajudar na construção de um cenário negativo.

“Quando atuava em um local tóxico, duvidava muito da minha capacidade profissional. Levou um tempo até eu notar qual era o verdadeiro problema. Meu chefe não acreditava em mim e eu acabei internalizando isso. Tudo mudou quando fui para outra empresa”, conta a analista de marketing, Brenda Furlan.

Momentos baixa autoestima também são normais e acontecem vez ou outra com todo mundo. Nesses períodos, é válido focar em áreas ou serviços com os quais se sinta mais confortável e tenha retornos rápidos. 
Conte com o Nube e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete