No cenário político e econômico atual, a instabilidade tomou conta das empresas. O resultado disso são várias demissões, deixando um medo coletivo de perder o emprego. A crise traz uma série de incertezas, sejam profissionais ou pessoais. Ter equilíbrio e inteligência emocional pode ser difícil, mas quem conseguir se manter motivado e concentrado nesse momento conturbado pode superar bem a crise.  

Para Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, é importante planejar bem as ações a serem tomadas, além de sempre procurar aperfeiçoar seu currículo. “Um bom empreendedor precisa ter um planejamento. Para ajudar na construção de uma carreira, existem diversos treinamentos hoje disponíveis no mercado. Ter um diferencial conta muito”, afirma.

A Internet pode ser muito útil nessas horas. De acordo com a especialista, muitas pessoas não participam de feiras, cursos, congressos e especializações por conta do dinheiro exigido. “Hoje, existem palestras on-line e gratuitas, então vale a pena buscar informações e não pode se acomodar”, rebate ela.

Plano A ou plano B?

Segundo Madalena, é possível tomar algumas medidas e ter outra rota. ”O desemprego é um choque em qualquer momento. Então criar o próprio rumo e aumentar o networking podem ser atitudes fundamentais”. Porém, não se deve esquecer do plano original, mas sim adequá-lo em relação às adversidades. O ideal é focar suas energias e motivações para concretizá-lo e tratar a segunda opção como uma alternativa.

Contudo, muitas vezes, essa tem mais êxito. A Casa de Bolos, por exemplo, surgiu após Rafael Ramos, diretor de marketing da rede e filho da empreendedora Sônia Ramos, perder o emprego em uma grande multinacional. Juntos, começaram a vender bolos nas ruas de Ribeirão Preto e, rapidamente, viram o sucesso do negócio ganhar forma e atrair interessados em franquear o nome, o qual se tornou sinônimo de qualidade no segmento. “Na época, era uma necessidade, mas hoje, analisando nossa trajetória, sempre houve uma veia empreendedora em nossa família”, declara.  

E você? Alguma ideia em mente? Se tiver, veja esta matéria para se inspirar: 7 habilidades para uma postura empreendedora e criativa

Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe