Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
competencias-importam-mais-que-qualificacao

Competências importam mais que qualificação? 

Notícia | 18/11/2019

Gabriela Vasconcelos

Um tendência das grandes instituições educacionais nos Estados Unidos e na Europa  nos últimos anos começa a se fortalecer nas universidades brasileiras. Agora, as qualificações já não importam tanto, mas sim as aptidões adquiridas. Dessa maneira, é preciso acompanhar o movimento a fim de se preparar para o novo cenário. 

Segundo Alejandro Sisniega, vice-presidente na América Latina da Instructure, criadora do Canvas, software de gestão de aprendizado, o assunto é muito recente por aqui, mas já faz barulho. “Hoje, quando as empresas oferecem uma vaga, elas indicam as habilidades necessárias de um funcionário”, complementa.

O conceito da educação baseada em competências (EBC) surgiu nos EUA há mais de 50 anos devido às preocupações sobre o desenvolvimento das habilitações precisas para a vida fora da sala de aula pelos jovens. Assim, começou aos poucos a ter mais presença nos programas educativos das faculdades brasileiras. 

Essa mudança de paradigma aconteceu principalmente porque cada vez mais corporações exigem aptidões e não qualificações. As notas ou o diploma já não são mais tão relevantes quanto as competências adequadas para o um cargo especializado.

O que é necessário?

O requisito principal é a capacidade de executar corretamente as tarefas em contextos complexos e autênticos. Para a instrução, a chave é conseguir aplicar as qualidades de forma prática, não apenas decorar ou resumir meses de estudo em uma dissertação. 

As destrezas podem ser muito variadas, como dados, conhecimentos específicos, comportamentos, atitudes, valores e muito mais. Um aluno pode demonstrar saber em comunicação oral, redação, pensamento crítico, idiomas, processos mecânicos, criatividade etc.  

Na visão de Kátia de Assis, analista de RH, de Goiânia (GO), as escolas precisam formar o aluno para o mundo real. “O objetivo é avaliar a noção de mundo corporativo dos estudantes e ajudá-los a não se sentirem tão intimidados nesse ambiente. Afinal, ele requer inteligências específicas”, afirma.

Portanto, aproveite para aprimorar suas competências. Aqui no site há vários cursos gratuitos para te auxiliar nessa missão. “Falar em Público: encare esse desafio!” é um deles.

Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe