Já ouviu falar em fluência digital? Segundo especialistas, essa será a principal habilidade requisitada no futuro. Contudo, além de conhecer as inovações e aprender a lidar com ferramentas modernas, é necessário dominar algumas peculiaridades. Saiba mais!

A competência está relacionada com a sociedade da informação e o letramento informático. Afinal, as demandas do mundo contemporâneo trouxeram a necessidade de uma nova linguagem. Trata-se de utilizar sistemas atualizados para solucionar problemas reais. 

O conceito precisa avançar mais em termos de educação. Muitos professores ainda ficam apreensivos sobre o uso de itens tecnológicos nas dependências escolares, por exemplo. Menos da metade (40%) deles solicitam, em algum momento, a utilização dos aparatos para a realização de trabalhos. 

No entanto, na visão da consultora de RH Daniele Souza, de Brasília (DF), o cenário atual exige o conhecimento. “A tecnologia está inserida no cotidiano e no íntimo de cada pessoa. Assim, alguém sem o domínio do assunto dificilmente conseguirá se desenvolver no mercado”, explica. 

Como desenvolver?

O saber precisa ir além da noção básica de computadores e Internet. O tema tem a ver com uma recente dialética de entender o mundo e trabalhar nele. Ser fluente significa ter o entendimento de como aplicar o high tech de maneira autônoma, consciente, apropriada e criativa. 

“Para aprender, conheça e exercite o pensamento não linear, conectado, multidisciplinar e imprevisível. Pesquise quais empresas e profissionais já estão praticando essa lógica e tente colocar uma pitada disso tudo no seu dia a dia”, recomenda Alessandra Lippel, diretora criativa e empresária. 

Conte com o Nube e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe