Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-ser-aprovado-em-processos-seletivos

Como ser aprovado em processos seletivos 

Notícia | 13/11/2019

Vinícius Lima

A quais aspectos se atentar ao participar de uma seleção para ocupar a posição de estagiário? Essa dúvida pode assolar grande parte dos estudantes em busca de uma contratação. Desse modo, saber por onde começar e como atender às exigências de cada oportunidade é crucial.

Comunicação

O primeiro quesito para ficar antenado, tanto em seleções individuais, quanto em grupo, é o modo como você dialoga e interage com outros indivíduos. De acordo com o coach e consultor, Felipe Vasco, de Salvador, grande parte dos desafios podem ser vencidos com uma boa habilidade de conversação. “Se você sabe trocar informações de maneira clara e tem uma escuta ativa, provavelmente seu destaque será diferenciado”, comenta.

Proatividade

Para o consultor, se mostrar disposto a solucionar conflitos e problemas rotineiros também é um excelente meio de atrair mais a atenção de líderes e recrutadores.

Fique calmo!

Técnicas de respiração auxiliam a controlar o nervosismo, mas além disso, é preciso trabalhar a autoestima. Afinal, quem não se posiciona com confiança, pode ter seu desempenho prejudicado. Conforme uma pesquisa do Nube, feita com quase 40 mil jovens, cerca de 45% acreditam em seus potenciais e isso os ajuda a ter melhores resultados. Outros 30% ficam receosos e, para fugir da insegurança, Vasco indica a prática do autoconhecimento.

Estude sobre a empresa

Ainda para a especialista, é fundamental saber qual é o ramo da companhia dona da vaga, além de saber quais são seus mercados de atuação, concorrentes, visão, missão e valores. “Isso ajuda muito ao lidar com as dinâmicas em grupo, na hora de promover uma solução criativa, por exemplo”, orienta.

Para a estudante de arquitetura, Maria Eduarda, outra característica importante, com base em suas vivências, é a simpatia. “Acho importante se mostrar como alguém educado, disposto a ter empatia e se colocar no lugar do outro, seja esse o cliente, seu colega ou seu supervisor”, explica a universitária.

Com essas dicas, você impulsiona a procura por uma colocação no ambiente corporativo. Se ainda estiver com dúvidas, você pode fazer o curso gratuito do Nube “Tenha sucesso em processos seletivos”, disponível aqui. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete