Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
dicas-para-ter-destaque-no-estagio

Dicas para ter destaque no estágio 

Notícia | 12/11/2019

Vinícius Lima

Muitos especialistas definem o mundo de hoje como “Vuca”. A sigla, em livre tradução, significa “volátil, instável, complexo e ambíguo”. Justamente por isso, na linguagem empresarial, valoriza-se tanto o desenvolvimento de habilidades não apenas técnicas, como também comportamentais. Nesse sentido, o estágio pode ser uma excelente maneira de aprimorá-las.

Soft skills

As capacidades como “inteligência emocional”, “resiliência”, “proatividade” e “criatividade” são alguns exemplos dos conceitos tratados como “soft skills”. É fundamental se atentar a essas questões para garantir destaque no âmbito corporativo.

De acordo com a consultora de RH, Márcia Ribeiro, do Rio de Janeiro, grande parte das empresas, principalmente em cenários de crise como a vivida atualmente, enfrentam obstáculos por conta da falta de preparo de alguns de seus colaboradores em situações conflituosas. “Bagagem teórica quase todo mundo tem, portanto, o foco nos seus hábitos e costumes é inevitável. Se um indivíduo não consegue lidar com uma urgência, nem sabe se relacionar direito com seus colegas, não propõe ideias ou tampouco é participativo, ele deixa a desejar para a companhia”, comenta.

Carência mundial

De acordo com um estudo da Capgemini Digital Transformations Institute Survey, cerca de 60% das instituições lidam com a carência dessas habilidades dentro de suas equipes. Dentre as mais demandas atualmente, estão:


I. Paixão por aprender (64%)
II. Colaboração (63%)
III. Capacidade de decidir (62%)
IV. Habilidade organizacional (61%)

Além disso, no levantamento “The Skills Companies Need Most in 2019 - And How to Learn Them”, 57% dos líderes seniores defendem esses aspectos como mais valiosos em relação ao domínio técnico de conteúdos. a

Ainda para a especialista, gerenciar conflitos, tanto internos, quanto externos, também é um percalço a ser enfrentado. Logo, para ter destaque no estágio, é preciso procurar meios de desenvolver essas características.

Na prática

Felipe Silva estuda psicologia na Unicamp e fala sobre sua primeira vivência no universo organizacional. “No começo, me senti perdido, pois senti falta de alguns aprendizados os quais não são oferecidos na faculdade, mas me ajudou bastante ter ouvido os feedbacks do meu chefe”, relata.

Portanto, se atente a esses tópicos para garantir cada vez mais sucesso em sua caminhada. O Nube torce por você!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete