Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
saude-mental-e-relevante-no-contexto-corporativo

Saúde mental é relevante no contexto corporativo 

Notícia | 07/11/2019

Vinícius Lima

A Síndrome de Burnout é um tema cada vez mais aplicado na linguagem empresarial. Essa expressão engloba os problemas causados pelo desgaste precisamente originado do âmbito corporativo e, para saber como evitá-la, é necessário tomar alguns cuidados.

Satisfação

Para o psicólogo Marcelo Macedo, de Ribeirão Preto, o primeiro ponto a ser analisado para evitar qualquer tipo de complicação é o nível de seu contentamento com suas escolhas de carreira. “A pergunta principal a ser feita é: “eu estou feliz desempenhando minhas funções? Me animo ao pensar em quais serão meus próximos passos? As atividades executadas me trazem prazer?”, indica.

Autoconhecimento

Segundo o especialista, a partir disso, é possível já encontrar se o problema está mais conectado com um conflito de interesses ou se é algo externo. “Se você não estiver satisfeito com a trajetória escolhida ou apenas com a área de atuação, é sempre tempo de mudar e transformar esse cenário”, orienta.

Ainda de acordo com o psicólogo, esse é o maior causador de frustrações. “Muitas vezes, projetamos na empresa onde atuamos a responsabilidade por nossos sentimentos, mas se você já não está contente com os rumos de sua vida, provavelmente isso será espelhado no contexto organizacional”, alerta.

Inteligência emocional

Outro aspecto destacado por Marcelo é a capacidade de gerenciar os sentimentos. “A resiliência, por exemplo, é fundamental para tentarmos lidar com a correria do dia a dia. Ela consiste, basicamente, em pensar de maneira analítica mesmo em situações de maior estresse. Isso ajuda, inclusive, a não levar a carga negativa obtida para casa”, explica.

No estágio

Carla Carvalho estuda direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie e fala sobre como passou por desafios ao ingressar no mercado pela primeira vez. “Eu demorei um pouco para me acostumar com a rotina e a linguagem dos negócios e, por isso, comecei a ficar ansiosa. Porém, procurei ajuda especializada e entendi meios de enfrentar os impasses de uma maneira mais saudável”, relata.

Portanto, se atente a esse tópico e fique sempre ligado para evitar problemas e complicações de saúde, tanto físicos, quanto psicológicos. O Nube acredita em seu potencial. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete