Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
5-dicas-para-conseguir-uma-boa-pontuacao-no-enem

5 dicas para conseguir uma boa pontuação no Enem 

Notícia | 04/11/2019

Layane Bittencourt

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já está chegando e, assim, aumenta-se a preocupação sobre como revisar conteúdos e se vale a pena continuar estudando na véspera. Existem algumas estratégias para potencializar o aprendizado e, assim, conseguir uma boa pontuação no teste.

Por ser elaborada com base em uma matriz de habilidades e competências, na prova, os alunos sempre são colocados diante de situações-problema. “Os fatores desafiam a mobilizar recursos e saberes, entre outros aspectos, para auxiliar na resolução das questões”, explica o coordenador de Ensino Médio do Colégio Marista Arquidiocesano, localizado em São Paulo, Welington Nunes Souza.

Segundo o docente, esse também pode ser o período de maior índice de estresse e ansiedade para os jovens. “Por isso, é importante lembrar de manter a mente alerta e o corpo saudável para o sucesso nesta empreitada”, reforça o professor. Consumir alimentos ricos em nutrientes e vitaminas, priorizando produtos naturais e evitando processados, ativa a memória, melhora a concentração e ainda colabora para um sono mais tranquilo.

A combinação de uma rotina intensa de estudos, revisão e simulados, a pressão da tomada de decisão e o medo do futuro geram sintomas como irritação, cansaço e insônia e isso se intensifica ainda mais com a aproximação dos dias de provas. Muitos ainda deixam de se divertir e praticar atividades prazerosas, piorando ainda mais a situação. “A preparação para a prova não está relacionada somente aos conteúdos a serem avaliados, mas também à consciência dos estudantes sobre si e sobre os obstáculos à frente”, aponta Souza.  

Veja cinco dicas importantes para conquistar uma boa pontuação:

1. Leia, leia, leia: com intencionalidade e propósito, buscando estabelecer relações entre as diversas áreas do conhecimento.

2. Redação: estude as estratégias de escrita de um texto dissertativo-argumentativo e faça resumos das atualidades para construção de repertório. Leia com atenção os textos auxiliares, faça rascunhos e elabore uma proposta.

3. Estude as habilidades: entenda quais componentes são exigidos no teste, estabelecendo prioridades em relação às suas maiores dificuldades.

4. Atenção aos enunciados das questões: grife os verbos dos comandos, isso o ajudará na hora de entender a pergunta. Nas objetivas, tente resolver aproximadamente 25 questões por hora, gastando cerca de dois minutos em cada uma. Não esqueça de passar para o cartão de respostas.

5. Descanse: hidrate-se e respire com a maior tranquilidade possível durante a realização. Sua saúde afeta diretamente no bom desempenho.

Gardeny Brito é estudante de administração na Universidade Federal de Goiás. Por meio do exame, ela conquistou seu espaço em uma faculdade. Após se preparar com vídeos, ela realizou a prova e se surpreendeu com o aprendizado tirado da experiência.  “Percebi como é importante investir em educação”, conta.

Quer tirar uma boa nota nesse momento? Estude e veja nossas dicas nesta matéria: 5 dicas para a redação do Enem

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete