As novas tecnologias causam impacto direto no ambiente laboral. A jornada móvel, por exemplo, é uma tendência cada vez mais em alta. Não oferecer esse benefício pode até mesmo causar a perda de colaboradores devido à desmotivação. Assim, vale a pena conhecer as vantagens e estratégias do home office. 

A relação de trabalho moderna é constantemente marcada pelas inovações. Segundo pesquisa do Ibope Conecta, a versatilidade de horário e a possibilidade de atuar de casa ou a partir de outros locais além do escritório são elementos caracterizadores do mundo corporativo atual. 

Ganhos

Paola Schoqui, gerente de RH na Magna Executive Search, em Campinas (SP), realiza metade do expediente remotamente todos os dias. “É muito benéfico. Primeiro porque consigo estar focada e ter mais concentração em atividades as quais requerem isso  em relação a quando vou para o escritório. Segundo, pois poupo dinheiro de deslocamento, além das horas salvas para produzir conteúdo. Terceiro porque dá maior versatilidade à minha agenda”, afirma.

Veja as principais vantagens:

  1. Flexibilidade de rotina: evite trânsito e filas.
  2. Qualidade de vida: aproveite os momentos poupados no transporte público para estar com a família ou cuidar de outras questões pessoais. 
  3. Economia: não gaste em restaurantes, gasolina e passagens.
  4. Conforto: organize o espaço da maneira desejada.

Táticas

Contudo, para tornar o afazer produtivo, é preciso ter as estratégias corretas. Logo, vale a pena instruir os funcionários na hora de conceder o direito. “Se o empregado for desordenado, haverá um pouco mais de dificuldade no início. Porém, qualquer um pode ser desenvolvido e surpreender com resultados positivos ao desfrutar da modalidade. Inclusive, muitas pessoas são mais eficazes atuando à distância”, pontua a psicóloga Beatriz Santos.

Assim, a dica é gerir os períodos, bem como fragmentar o serviço em pequenas tarefas e estabelecer prazos para elas. Uma forma de aprender isso é por meio do curso gratuito “Como administrar seu tempo”. Além disso, é preciso manter a comunicação e histórico de conversa por meio de aplicativos, a fim de estar disponível para auxiliar a equipe.

Conte como Nube e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe