As habilidades comportamentais estão cada vez mais em alta no contexto organizacional. Afinal, não basta apenas dominar conhecimentos técnicos sobre uma profissão e não saber aplicá-las na prática de modo assertivo. Nesse cenário, insere-se um tópico relevante: a proatividade. Porém, como é possível desenvolvê-la? Descubra agora!

Por onde começar?

De acordo com a coach, Natalia Tavares, para desenvolver esse aspecto, é preciso refletir. “O meio ideal para ser proativo é parar para pensar continuamente de maneira analítica e se questionar: ‘como posso melhorar esse processo?’, ‘como ajudar meus colegas com essa tarefa importante?’, ou até mesmo ‘como otimizar essa atividade para entregar com maior qualidade e agilidade?’”, indica.

Criatividade para inovar!

Segundo a especialista, também é fundamental ser criativo nessas situações, justamente para inovar e garantir mais oportunidades de deixar a sua marca na empresa. “Os gestores buscam, principalmente por conta da crise, um diferencial competitivo a oferecer no mercado. Se eles contam com colaboradores ousados e com boas ideias, há mais chances de existir valorização e confiança partindo da empresa”, comenta.

Impactos

A partir disso, para a coach, é possível criar um hábito saudável e se envolver mais com os processos, tanto individuais, quanto coletivos. “Esse é um quesito extremamente benéfico na construção de sua carreira e sua imagem. Afinal, qual empresa não quer um talento capacitado, esforçado e ágil em seu quadro?”, defende.

Recrutadores também avaliam isso

Para Natalia, grande parte das companhias buscam essa característica em seus processos de seleção. “Portanto, a dica é: em dinâmicas de grupo, por exemplo, tente pensar qual é o melhor jeito de entregar a tarefa proposta e, não apenas isso, se mostre disposto a lidar com desafios e gerenciá-los com eles de maneira mais precisa”, estimula.

E para quem estagia?

Gabriele Silva estuda engenharia na Universidade de Campinas e já atua na área. Para ela, esse critério pode garantir maiores possibilidades de destaque em entrevistas e no dia a dia da empresa. “Para mim, essa questão está diretamente relacionada à responsabilidade, porque, quanto mais disposto eu estou para entregar minhas atividades, maiores são as chances de eu ser proativa”, conclui.

Portanto, siga essas dicas e veja como isso irá te ajudar daqui para frente. O Nube acredita em seu potencial!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe