Na vida acadêmica, é comum passar a noite acordado revendo conteúdos para uma prova importante no dia seguinte. Porém, substituir esse momento de descanso para estudar, nem sempre é assertivo, pois nem todo o conteúdo será absorvido.

De acordo com um estudo realizado por Matthew Walker, professor e PhD de neurociência da Universidade da Califórnia, o sono cria conexões entre as informações do cérebro enquanto estamos acordados e inspira a criatividade. Portanto, dormir bem é fundamental para fazer relações importantes para encarar qualquer desafio, até mesmo, as provas mais difíceis.

Para o especialista,  o cérebro se diferencia de um computador, justamente na hora de dormir. “A máquina armazena milhares de arquivos com precisão, mas não consegue associá-los, e o sono, principalmente na fase REM (condição de relaxamento total), faz essa interligação de todas as informações”, explica.

Ana Luisa Manciola cursa engenharia de produção na Universidade Federal da Bahia. Para a jovem, uma noite mal dormida implica em dispersão e problemas em sua saúde, além de interferir no seu desempenho diário, principalmente por estudar e trabalhar. “Me sinto mais cansada e com dificuldade de focar durante a aula, por exemplo. A solução é tentar dar alguns cochilos, mas nem sempre resolve”, conta.

Como melhorar a produtividade

O primeiro passo é encontrar a melhor hora para se dedicar a alguma atividade específica quando está em casa. Para isso, é preciso descobrir o pico de cansaço e evitar realizá-la nesse período, pois certamente, você estará mais distraído e o resultado não será eficaz.

Além disso, o mais importante é observar a qualidade de seu sono. Segundo o especialista, o ambiente entorno da pessoa é o grande responsável por isso. Afinal, nosso corpo é facilmente influenciado por ele.

1. Iluminação: quando escurece, a tendência é já ficarmos preparados para dormir. Se o quarto tiver luz em excesso, seu organismo te despertará. Então, antes de deitar, se atente aos detalhes, opte por luzes menores, evite usar o celular ou ligar a TV.
2. Temperatura: apesar das preferências de cada um, alguns estudos apontam como ideal a variação entre 18º a 21ºC. Ter o conforto e equilíbrio é essencial, por isso, escolha roupas para não passar frio e nem calor.
3. Alimentação: procure consumir refeições leves, pois a má digestão pode afetar a qualidade do repouso. Coma algo mais cedo.

Uma mudança de hábitos traz diversos benefícios ao seu corpo e sua mente. Atente-se a isso, veja mais dicas na matéria: Tenha uma noite de sono tranquila. Bons sonhos!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe