A transformação já chegou ao RH. Processos manuais começam a ser substituídos gradativamente por softwares e ferramentas de gerenciamento. Os proveitos vão muito além da automatização das tarefas repetitivas. Afinal, o high tech melhora a experiência do colaborador ao longo de toda a sua jornada na companhia. Fique por dentro!

Segundo estudo feito pela Harvard Business Review, instituições com boas práticas de recursos humanos são, em média, 51% mais competitivas em relação às demais. Afinal, hoje é muito difícil se destacar no mercado sem usar sistemas modernos. Por isso, 40% das organizações aumentaram o orçamento da categoria, de acordo com uma pesquisa elaborada pelo Grupo Selpe e a A3Data.

“Boa parte desse avanço deve-se ao surgimento das chamadas HR Techs, termo o qual define as empresas fornecedoras de serviços tecnológicos para o setor. Elas possibilitam a atuação mais estratégica e assertiva da área nas corporações. Essas soluções são capazes de reduzir custos, aumentar a eficiência e a inteligência dos processos da seção de pessoas”, afirma Paulo Exel, diretor de operação da Yoctoo.

Possibilidades das inovações

A ciência pode ser empregada de diversas maneiras, como:

  • Gestão de benefícios;
  • Controle de férias;
  • Emissão de holerites;
  • Folhas de pagamento. 

No entanto, um dos maiores impactos do digital é a introdução do People Analytics. Trata-se de um conjunto de processos e ferramentas os quais coletam, compilam e analisam dados sobre o comportamento dos funcionários. Essas informações são usadas no planejamento tático do campo, traçando formas de engajar, motivar, reter e aumentar a produtividade.

Diante dessa transformação, o profissional do ramo precisa estar muito bem preparado. Será necessário entender o negócio de forma mais holística, compreendendo os desafios globais do estabelecimento. Além disso, a repartição vai precisar atuar cada vez mais na geração e interpretação de bases, a fim de facilitar a tomada de decisões.

A modernização auxilia o trabalho dos indivíduos. Para Kelly Menezes, consultora de RH, em Brasília (DF), atentar-se a esse detalhe é decisivo para quem lida com gente. “A chave é usar os métodos e ferramentas para conseguir agregar valor atuando mais engenhosamente”, afirma.  

Aqui no Nube valorizamos a tecnologia aliada a competência humana. Aproveite para conhecer as vantagens dos nossos serviços de contratação de estagiários!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe