Com o fim de ano chegando, criam-se planos para viagens de férias, a lista de presente para o Natal, amigo secreto, entre outros. Além disso, se aproxima o período do famoso Black Friday. Contudo, a euforia em adquirir produtos em oferta diante de tantas oportunidades, pode comprometer o seu bolso. Por isso, é preciso estar atento e a resposta para não se prejudicar está no planejamento e na educação financeira.

Como explica Pablo Nemirovsky, superintendente de Serviços ao Consumidor da Boa Vista, ela propriamente orienta as pessoas a aprimorar sua relação com o dinheiro, ajudando-as a usá-lo de forma mais responsável e consciente no curto, médio e longo prazo. O especialista ainda ressalta a importância de ver essa modalidade como essencial em nível social e econômico.

“A gestão de suas finanças e de seu patrimônio é fundamental para evitar problemas como superendividamento e inadimplência, principalmente em momentos de crise. Com organização e planejamento esses contratempos podem ser minimizados e superados”, ressalta Nemirovsky.

O presidente da DSOP Educação Financeira e especialista no tema, Reinaldo Domingos, apresenta algumas orientações para não comprometer os seus planos:

1. Não se endivide. Parcelamento também é uma forma de dívida. Se for inevitável, verifique antes se cabe em seu orçamento e procure outras maneiras de finalizar a aquisição.

2. Analise se a compra não trará custos extras. Ao consumir determinados produtos, você assume a prestação diária, mensal, semanal ou mesmo anual, com certas taxas. Por isso, é importante entender os impactos possíveis.

3. Se antecipe, pesquise. Verifique os preços dos produtos desejados para ver se os descontos realmente são interessantes. Trace uma meta de quanto pode e quer gastar.

4. Faça uma lista detalhada. Comprar por impulso não é o recomendado, pois você pode ultrapassar seu orçamento e comprometer sua renda mensal. Além disso, você pode estar adquirindo coisas e objetos desnecessários e esquecendo-se dos importantes.

Nesses momentos, já ter um hábito de poupar e controlar seus custos é importante para não cometer deslizes. Nair Dias, estudante na Universidade do Estado da Bahia sabe bem disso. “Eu estudo administração, aprendo a me organizar constantemente. Por isso, acho o planejamento financeiro muito importante. Poupo e ainda invisto”, completa a jovem.

E você? Costuma ter essa percepção? Veja outras dicas em nossa matéria Cuide bem do seu dinheiro e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe