Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
contribuicao-remota

Contribuição remota  

Notícia | 25/10/2019

Cláudia Giannoni

A colaboração em movimento traz um novo cenário de ambiente de trabalho. Hoje, é comum encontrar executivos nos mais variados lugares - de cafés a aeroportos - com seus tablets, smartphones e notebooks em plena produção. Contudo, esse modelo colaborativo exige muita disciplina e foco, pois independentemente do local, o importante é manter a organização e os resultados em alta.

A executiva Denise Freire, Gerente de Canais da Jabra, com distribuidor também no Rio de Janeiro, separou algumas dicas para facilitar o dia a dia de quem se encontra nessa situação:

- Organize-se

Antes de se tornar uma colaboradora remota, Denise vinha de uma realidade de trabalho interno. “O período de adaptação requer disciplina, pois a impressão, a princípio, é não existir uma rotina a ser cumprida. A cada dia falamos com pessoas diferentes, em locais e horários distintos, então precisamos ter uma agenda flexível para nos adaptarmos as demandas”, conta. Então, a dica é sempre trabalhar com uma janela de duas semanas. Dessa forma você conseguirá manter uma rotina de produtividade e não se perderá em seus afazeres. Outra sugestão é deixar, pelo menos, um dia da semana sem reuniões externas agendadas. "Se você mora em uma cidade grande e marca vários encontros, perderá muito tempo em trânsito. Separe um período para resolver questões administrativas e pensar em estratégias. Assim seu cronograma segue um padrão”, conclui.

- Busque estratégias para potencializar o foco

Quem tem dificuldade em se concentrar precisa desenvolver estratégias. “Uma saída é se preparar da mesma forma como se fosse atuar em um escritório. Levante-se, troque de roupa, evite ligar a televisão ou qualquer outro dispositivo capaz de tirar a sua atenção”. Alguns devices podem te ajudar nessa tarefa: os headsets com cancelamento de ruído, por exemplo, permitirem múltiplas conectividades e dá mais flexibilidade.

- Aproveite as viagens

Muitos costumam viajar bastante. Visitas aos clientes e idas a cidades distantes demandam tempo para deslocamento, mas de acordo com Denise, com uma estrutura bem planejada é possível aproveitar essas horas perdidas nas idas e vindas. “Nas viagens de avião o ideal é chegar sempre com, pelo menos, 1h30 de antecedência. Além de trazer mais segurança em caso de imprevistos, você terá um tempinho para trabalhar, compensando, assim, o período off-line durante o vôo”.

- Equipe-se

Para ter a tranquilidade de poder fazer suas atividades em qualquer lugar, é importante estar equipado. “A tecnologia possui ferramentas incríveis capazes de manter as pessoas conectadas em quase todos os lugares, além de ajudar na atenção e rendimento. Em um aeroporto existem inúmeras distrações, mas se a pessoa estiver com um headset com cancelamento de ruído ativo, por exemplo, isso deixa de ser um problema”, diz Denise.

- Mantenha uma comunicação clara e detalhada com sua equipe

Avisar quando ficará sem sinal e por quanto tempo, quais os destinos e as prioridades da jornada, essas informações fazem com os colegas programarem funções para as possíveis ausências.

Segundo a especialista em desenvolvimento humano Susanne Anjos Andrade, autora do best-seller “O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil”, o ideal é estar fora da companhia de uma a duas vezes por semana. Assim, nos outros dias, o grupo poderá interagir, afinal, ficar “isolado” dentro de casa ou  trabalhando sozinho também não é indicado. Deve haver um equilíbrio em cada medida adotada”, pontua.

Na matéria: Políticas de home office falamos mais sobre o assunto. Acompanhe e mantenha-se sempre atualizado!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete