Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
voce-ja-compartilhou-fake-news

Você já compartilhou fake news? 

Notícia | 24/10/2019

Cláudia Giannoni

O compartilhamento de informações nunca foi tão propagado como nos dias de hoje. A quantidade de notícias falsas passando de mãos em mãos também atinge um número preocupante de vítimas. Levando esse cenário em consideração, realizamos uma pesquisa com 35.760 jovens, entre 15 e 28 anos, para saber: “quando você lê ou recebe fake news, o que faz?”. O estudo ocorreu em todo o Brasil, de 2 a 13 de setembro de 2019. Saiba mais!

Quem sempre checa os dados

Dentre as quatro respostas “sempre checo as informações antes de comentar ou compartilhar” foi apontada pela maioria, 77,76% ou 27.807 votantes, como o hábito adotado no dia a dia. De acordo com a analista de treinamento do Nube, Lizandra Bastos, “é imprescindível averiguar o conteúdo". Isso porque quando repercutimos algo também disseminamos um pouco das nossas características e crenças. "Certamente, impactamos na maneira como somos percebidos, podendo comprometer inclusive a nossa credibilidade”, afirma.

Ainda nessa linha, a opção: “nunca acredito nessas notícias ou espalho para outros indivíduos” foi mencionada por 19,78% (7.075). A atitude é fundamental, pois também somos responsáveis por aquilo partilhado. “Mensagens imprecisas podem gerar desdobramentos sérios não só para o emissor, como também aos inseridos no mesmo contexto social. Portanto, todo cuidado é pouco”, explica a especialista.    

A afirmação vai ao encontro da terceira alternativa mais citada. Assim, com 1,76%, 631 participantes enfatizaram: “eu já fui vítima, enviei para meus amigos e passei vergonha depois”. Para esses, é sempre válido fazer uma retratação no mesmo canal utilizado para a divulgação indevida, esclarecendo o ocorrido. “Já para quem recebeu a fake news recomendo lembrar-se de procurar em outras fontes a mesma pauta, para comparar como diferentes meios estão falando sobre o mesmo fato”, indica.

Quem paga para ver

Ainda assim, na visão de 0,69% (247 pesquisados) há quem diga: “eu acho importante compartilhar para ver o "circo pegar fogo"”. Enretanto, a ação pode impactar a própria carreira, pois muitas corporações seguem os candidatos e funcionários nas redes sociais para ver seu posicionamento. “Então, um comportamento impróprio pode ser responsável pela eliminação em processo seletivo ou mesmo causar uma demissão”, alerta.

Então, desenvolva uma análise completa e imparcial, com empatia e responsabilidade ao próximo! Sua carreira agradece!


Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete